7 dicas para montar um estande de sucesso

Se você já visitou uma feira qualquer, sabe que a disputa pela atenção nos estandes é algo feroz. Se você já visitou uma feira qualquer, sabe que a disputa pela atenção nos estandes é algo feroz. Pessoas fantasiadas, dependendo do produto ou serviço, ou quase sem roupa, shows de iluminação, música, mágicas, atrações especiais, convidados famosos.

Chama a atenção? Chama. Mas nem sempre isso é positivo. Imagine centenas de pessoas se espremendo nos cinco metros em frente ao seu estande, na tentativa de ver aquela atriz ou jogador de futebol que vocês contrataram para o evento. O bom é que essas pessoas, naquele momento, não estão olhando para seus concorrentes. Mas também não estão fazendo negócios com você. Ao contrário, o barulho e a agitação tornam impossível que algum trabalho seja feito em seu estande. Uma ou outra vez, tudo bem. Com muita freqüência, pode arruinar o que você desejava para seu evento. Veja algumas dicas para não esquecer do que é importante na hora de participar de uma feira como expositor:

1. Comece com o orçamento. Participar de um evento desses não é diferente de nenhuma ação de vendas que você promove. É preciso saber quanto pode ser gasto.

2. Procure quem entende. Você não precisa gastar tempo e neurônios com desenho de estande, transporte, decoração. Procure por pessoas especializadas em feiras e eventos e por transportadoras que entendam da logística e possam ajudá-lo na hora de decidir o que levar. O mesmo vale para água, refrigerante e o que mais você quiser oferecer a seus visitantes.

3. Faça um estudo demográfico do evento. Quem vai participar, o que mais agrada a essas pessoas, se o evento costuma receber mais homens ou mulheres, de que idade e classe social e se eles têm grande poder de decisão em suas empresas. Entre em contato com os promotores do evento e peça esses dados referentes a edições passadas ou, no caso de ser a primeira edição, sobre quem eles pensam em convidar.

4. Coloque no papel o tempo que irá durar sua participação na feira e o que isso vai significar para a empresa. Pelo menos um computador terá de ser deslocado para lá. O que mais? É bom trabalhar junto com a empresa contratada para a montagem do estande, para definir quem fica responsável por o quê.

5. Defina quem vai trabalhar no estande e treine esse pessoal. Você pode falar para o resto da empresa: ?Quem quiser, apareça?, e aparecendo, eles podem ajudar, mas o trabalho principal (como atender clientes) deve ser feito por quem sabe.

6. Sua equipe de vendas deve estar atenta a algumas peculiaridades desse ambiente: todos seus concorrentes estão ali, perto do prospect. Concentre-se em conseguir o próximo passo, mesmo que seja marcar uma visita para outro dia. Em feiras, se anda muito, então seus prospects provavelmente estarão cansados, providencie locais confortáveis. Seus clientes antigos provavelmente aparecerão, para bater um papo ou tirar uma dúvida, esteja preparado para atendê-los.

7. O que você espera atingir com o evento? Pode ser um determinado número de prospects, ?x? vendas por dia, etc. Defina seu objetivo e maneiras de mensurá-lo.

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