7 dicas para seu dia render mais

7 dicas para seu dia render mais Se existe um profissional que precisa de administração do tempo é o vendedor. Afinal, quem vende, mais do que ninguém, vive o velho ditado de que tempo é dinheiro. E, muitas vezes, por causa disso, acaba trabalhando demais e vivendo pouco.

Eu sou do time dos que amam trabalhar, mas com qualidade de vida e realizações. Se você separar esse equilíbrio na sua vida, indiscutivelmente mais cedo ou mais tarde será cobrado por esse tempo importante que deixou de viver. Por isso, você precisa colocar a administração do tempo como prioridade. Na metodologia da tríade do tempo, defendo três princípios básicos para a boa administração do seu tempo: sentido, realização e execução.

3 pilares para o equilíbrio

Em primeiro lugar, é necessário que você ache sentido em seu dia-a-dia, ou seja, fazer com que cada visita e cada tarefa tenham uma relevância com aquilo que é realmente importante para você. Descubra o propósito verdadeiro das coisas para as quais você irá dedicar seu tempo. Isso consiste em fazer uma auto-análise e achar o que realmente você quer da sua vida, os seus papéis fundamentais e quais funções você não quer mais ou precisa eliminar.

Depois de você descobrir o sentido, fica muito mais fácil determinar o segundo princípio da tríade que é a realização, ou seja, descobrir as suas metas de curto, médio e longo prazos e determinar alcançá-las em seu dia-a-dia. Associe as tarefas que têm sentido na direção da sua realização, isso significa evoluir e não apenas agir.

Por último vem a execução, que é a prática do sentido e da realização nas horas do seu dia. Isso significa criar atividades, estipular sua duração em horas e priorizá-las no dia certo. Cada dia precisa ter uma lista de prioridades que contemple tudo o que deve ser feito no seu dia (incluindo as atividades de sentido e realização). A soma de horas dessas atividades resulta no tempo previsto de trabalho. A solução é manter apenas o que deve ser feito no decorrer do seu dia. Crie uma lista realista e que não ultrapasse 60% do seu tempo de trabalho diário.

Veja as 7 estratégias práticas para fazer seu dia render mais:

1. Delegue. Você não é onipresente

Quanto mais você delegar, mais tempo livre você terá. É incorreto pensar que só você pode fazer a tarefa na empresa. Se a tarefa é repetida constantemente, escreva um processo, imprima e treine as pessoas a segui-lo.

2. Coloque momentos importantes em sua semana

Não deixe os dias serem apenas urgências e circunstâncias. Comece a colocar pequenos momentos importantes em seus dias, como um almoço em família, sair um pouco mais cedo para ir ao cinema, pegar seus filhos na escola, praticar um esporte ou um hobby.

3. Aprenda com suas urgências

A maioria das urgências da sua equipe e da sua rotina poderia ser evitada! Na próxima vez que algo urgente acontecer, pare e pense como pode evitar que isso ocorra novamente. Em geral, com antecipação e planejamento, você conseguirá reduzir as urgências.

4. Domingos são pessoais

Sua família e sua vida precisam de você! Evite ao máximo utilizar seu domingo para trabalhar. Desligue seu notebook, seu celular, esqueça a empresa. Faça passeios com a família, aproveite seu tempo com as pessoas importantes de sua vida. Recomendo a você planejar sua semana no fim do seu domingo, de modo a priorizar atividades importantes para seus dias e prevenir eventuais urgências.

5. Escolha uma ferramenta para gerenciar seu tempo

Você precisa ter uma agenda eficiente, um celular, um palm ou um site na internet que ajude você a priorizar seus dias, planejar suas metas e agendar suas reuniões. Tire o máximo de preocupações da sua mente e coloque-as na sua ferramenta. Uma dica é o site www.neotriad.comque permite gerenciar seu tempo on-line.

6. Mantenha seu ambiente organizado

Organize seu local de trabalho, sua papelada, revistas e armários. Estima-se que uma pessoa gasta 40 minutos por dia localizando informações ? isso é muito tempo perdido.

7. Controle seus e-mails

Não fique com o e-mail aberto a todo o momento. Estipule horários e nesses períodos limpe sua caixa de entrada, movendo para pastas informações e transformando e-mails em tarefas ou reuniões. Caixa de entrada é para ficar apenas com e-mail com que você está trabalhando ou que estão pendentes com terceiros ? ela é uma extensão da sua lista de prioridades!

Christian Barbosa é especialista em Gerenciamento de Tempo e Produtividade Pessoal e Empresarial, além de autor dos livros A Tríade do Tempo ? A evolução da produtividade pessoal, editora Campus, e Você, Dona do Seu Tempo, editora Gente.

Para saber mais:
Visite o site: www.blog.maistempo.com.br

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima