7 passos para crescer na carreira

Para crescer na carreira você precisa de um bom plano de ação. Para crescer na carreira você precisa de um bom plano de ação. Mas como nem sempre é fácil elaborar sozinho planos que fortaleçam as competências pessoais e favoreçam o sucesso, nós trouxemos alguns passos que vão dar uma boa orientação para o seu desenvolvimento profissional.

1 ?Avalie sua disponibilidade para melhorar – você está realmente pronto para ?ficar na berlinda” e enfrentar as questões mais críticas do seu desempenho de trabalho?

2 – Relacione as necessidades de desenvolvimento para com seu trabalho atual e suas carreira – esteja sempre atento aos seus sentimentos e às suas reações íntimas ao feedback e às orientações (avaliações, por exemplo). Seu plano de mudança precisa ser coerente com seus valores e suas aspirações pessoais para você progredir.

3 – Concentre-se em metas claras e controláveis – preveja o sucesso nos seus planos. Não assuma muita coisa de uma vez; prefira objetivos de curto prazo, com vantagens claras para a sua carreira, que se coadunem com os objetivos a longo prazo. Acima de tudo, faça seus objetivos serem específicos,mensuráveis, factíveis, realistas e programados no tempo.

4 ? Procure modelos de melhores práticas – baseie seu futuro sucesso no de outras pessoas. Procure pessoas que tenham as competências que você admira. Arranje algumas oportunidades de vê-las trabalhar ou, melhor ainda, de trabalhar com elas. Converse com elas para saber como pensam e como adquiriram habilidades.

5 – Defina métodos de acompanhamento e feedback constantes – como afirmamos anteriormente, seus planos precisam prever maneiras de ampliar a autoconsciência e o feedback. Por exemplo:

    – Seguir sozinho é sempre mais difícil. Crie uma rede de apoio, talvez com colegas que se reúnam para discutir problemas em comum. Peça a outras pessoas, como seu chefe, que o ajudem a praticar novas habilidades.

    – Busque feedback sobre sua atuação. Não espere as avaliações formais. Faça questão de receber uma crítica construtiva. Fuja dos comentários destrutivos.

    – Aprenda e domine um modo de aumentar a autoconsciência e o autocontro1e.

    – Tente prever suas reações “automáticas” a situações em que você faz as coisas equivocadamente e tente se preparar para reconhecê-las e tomar providências. Peça a um colega que o avise quando você estiver fazendo as coisas errado.

6 – Esteja preparado para retrocessos e pense em como comemorar – se o progresso parece difícil ou lento, leve em conta a possibilidade de estar esperando demais de si mesmo ou da empresa. Seja mais realista. Tolere os retrocessos. O sucesso precisa ser premiado para se manter. Esse fato trivial é geralmente desprezado. Encontre uma maneira de se premiar, mesmo que seja um mimo especial. Comemore seu sucesso.

7 – Avalie o progresso regularmente – reveja, reveja e reveja! Seja realista e esteja pronto para mudar o planejamento, se necessário.

Para saber mais: Teste suas competências pessoais, de Gareth Lewis e Gene Crozier (Publifolha).

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