7 passos para ter uma equipe melhor

Para liderar uma equipe melhor, você deve motivar sua equipe e elevá-la a níveis cada vez mais altos de sucesso. Nestes tempos turbulentos, a principal dificuldade que um líder enfrenta é inspirar sua equipe a quebrar barreiras, convencendo-os a ir aonde nunca foram antes. Embora as inovações tecnológicas da era digital tenham permitido a muitas empresas realizar coisas inimagináveis até poucos anos atrás, o sucesso de uma empresa a longo prazo ainda depende menos da tecnologia do que da habilidade de liderança, criando uma cultura corporativa em que as pessoas possam agir motivadas, com criatividade e inovação. Carne, sangue e coração serão sempre os principais diferenciais, não importa o quão avançado seja seu site ou a rede de computadores usada internamente.

Mas muitos líderes têm falhado em adotar uma visão realmente centrada nas pessoas, mesmo que a missão da empresa (pendurada na parede) diga de forma muito bonita exatamente o contrário. Esses líderes esqueceram que neste mundo da hiperinformação as idéias são moedas de sucesso. Mas apenas os líderes que nutrirem o potencial da sua equipe serão recompensados com os resultados que só a criatividade e a inovação podem criar. Como disse Walt Disney: “Você pode sonhar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas você ainda precisa de pessoas para transformar esse sonho em realidade”.

Para liderar uma equipe melhor, você deve se transformar em um líder melhor. Aqui estão sete lições de liderança, cortesia de Robin Sharma, autor de Megaliving! e diretor da Sharma Leadership International, para ajudá-lo a motivar sua equipe e elevá-la a níveis cada vez mais altos de sucesso:

1. Relacione cheques com propósitos.
2. Pratique a liderança heterodoxa.
3. Crie símbolos de vitória.
4. Descubra o código secreto dos seus funcionários.
5. Premie regularmente e reconheça freqüentemente.
6. Mantenha suas promessas e seja um modelo.
7. Procure a renovação constante.

Sabemos que a competição continuará aumentando de forma extraordinária, e a pressão por resultados só vai piorar. Em tempos nebulosos como estes, é fácil inventar desculpas para não treinar e desenvolver sua equipe, dando preferência a atividades que pareçam dar retornos maiores a curto prazo.

Essas sete práticas podem parecer, em um primeiro momento, tão fáceis de implantar que podem esperar por um momento mais conveniente. Mas a essência da liderança é focalizar suas energias nas verdadeiras prioridades e não existe nenhuma prioridade maior do que colocar sua equipe em primeiro lugar.

Ao ter a coragem e a disciplina de trazer essas estratégias para dentro da empresa ? hoje mesmo ? você começará a maximizar as oportunidades infinitas criadas por este mundo louco em que vivemos. Lembre-se: você e sua equipe merecem isso.

O texto completo é exclusivo para os assinantes do Gestão em Vendas. Se você ainda não tem a assinatura poderá fazê-la através do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, na próxima semana, as edições completas.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima