7 regras para um pós-venda que vende

Saiba o que você precisa para fazer vender mais, manter seus clientes e conseguir indicações de compradores potenciais.

Saiba o que você precisa para fazer vender mais, manter seus clientes e conseguir indicações de compradores potenciais.

Quando escrevi o artigo O Segredo do Maior Vendedor do Mundo, na edição de outubro de 2004 da VendaMais, revelei que o "tal segredo" nada mais é do que um bom pós-venda. Apesar desse termo ser pronunciado com freqüência pelos vendedores, muitos não sabem o que é nem como fazer o "depois" da venda.

O bom pós-venda é aquele em que o vendedor está realmente empenhado e comprometido com a satisfação e o bem-estar do cliente. Muitos vendedores utilizam o pós-venda como argumento para abordar clientes. Estão preocupados, na verdade, em vender mais apenas para o cliente que já comprou. Não há nada de errado em fazer uma nova venda para esse cliente, principalmente se o potencial de compra não foi totalmente explorado na primeira venda. Mas isso não é pós-venda. O pós-venda tem como objetivo principal, aumentar o índice de satisfação, fidelizando o cliente para futuras compras ou indicações de outros amigos.

Preste atenção em sete regras simples e eficientes, sobre como implantar um pós-venda que funcione de verdade:

  1. Após fechar a venda, pergunte sutilmente ao cliente algumas datas importantes como: aniversários dele, dos filhos, do cônjuge; data de fundação da empresa e dia da sua profissão. Acrescente algumas datas comemorativas que são comuns a todos, como Natal, Ano-Novo, Dia dos Pais, Dia das Mães e Páscoa, por exemplo, e forme um calendário de datas importantes para aquele cliente.
  2. Organize tudo em arquivo simples contendo, além das datas acima, nomes completos, e-mails, telefones e endereços.
  3. Prepare pequenos textos e mensagens que serão enviados nas respectivas datas, por e-mail, correio ou até mesmo ditas em um simples telefonema.
  4. É importantíssimo que os textos expressem somente felicitações referentes às datas em questão, e preocupações com as satisfações do cliente em relação ao produto ou serviço adquirido.
  5. Assine sempre todas as mensagens, para que seu nome e o da sua empresa fiquem gravados na mente do cliente. Isso garantirá o sucesso do processo no futuro.
  6. Nunca ofereça nenhum tipo de oferta, promoção ou tente vender algo no pós-venda, senão isso deixará de ser pós-venda e passará a ser venda.
  7. Pense em médio prazo, e não desista nos primeiros meses, pois os resultados de um programa de pós-venda não são imediatos.

Poucas iniciativas podem ser mais lucrativas do que um bom programa de pós-venda. Ele garantirá a manutenção de um cliente por muitos anos e muitas indicações de novos compradores. Como disse o professor Marins: "Deve ser objetivo de todos na empresa transformar clientes em vendedores ativos, porque é muito mais barato manter o cliente atual do que conquistar um novo".

Vendedor(a), não fique esperando a sua empresa montar algum programa de pós-venda. Comece hoje mesmo a cuidar de seus clientes dando-lhes atenção, isso garantirá suas vendas de amanhã. Sucesso e boas vendas!

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