7 técnicas para acabar com a tendência à procrastinação

A física reconhece dois tipos de inércia ? e ambas podem ser relacionadas à procrastinação. A primeira lei afirma que ?objetos em repouso tendem a permanecer em repouso?. A segunda lei diz ?objetos em movimento tendem a permanecer em movimento?. A física reconhece dois tipos de inércia ? e ambas podem ser relacionadas à procrastinação. A primeira lei afirma que ?objetos em repouso tendem a permanecer em repouso?. A segunda lei diz ?objetos em movimento tendem a permanecer em movimento?.

Procrastinação é a inércia do repouso. Nós não estamos em movimento, portanto não nos mexemos! Vencer a procrastinação, no entanto, coloca-nos na arena onde a lei do movimento domina. Freqüentemente descobrimos que, uma vez que começamos o processo de um projeto, permanecemos nele até completá-lo.

Uma das minhas frases favoritas (dita pelo meu amigo, o Dr. Robert Schuller) está há tempos no meu processador de textos: ?Começar é meio feito? (que eu modifiquei para: ?Começar é meia vitória!?). Aqui vão sete técnicas para acabar de uma vez por todas com a procrastinação:

1. Separe cinco minutos para identificar o que você está adiando. Em uma folha em branco de papel, anote todas as atividades importantes que você percebe que está ?esquecendo? ou deixando para depois.

2. Olhe para a sua lista de tarefas e faça um dos itens agora mesmo. Toda a energia que usou para encontrar desculpas, direcione para a atividade que estava evitando fazer. Você descobrirá que a ação eliminará a ansiedade.

3. Se conseguir começar é a pior parte para você, separe um intervalo de tempo diariamente para trabalhar na lista. Separe trinta minutos do horário de almoço para trabalhar especificamente em uma tarefa, projeto ou meta pessoal que você vem evitando ou encontrando dificuldade para começar.

4. Não se preocupe com a perfeição. O que conta é a qualidade do esforço, e não resultados perfeitos. Não se deixe atolar em preocupações com o perfeccionismo.

5. Se o que você está procrastinando envolve outras pessoas, troque idéias com elas. Suas razões para adiar a ação podem ser imaginárias. E falhas na comunicação às vezes transformam montinhos em montanhas.

6. Se você teme as conseqüências associadas à ação que vem evitando, pergunte a si mesmo o que de pior pode acontecer se fizer isso hoje. O pior cenário provavelmente será um pequeno inconveniente ou uma derrota temporária.

7. Finalmente, imagine intensamente como se sentirá ao ter a tarefa terminada. Livre da ansiedade. Livre das pressões que tanto lhe aborrecem. Livre da dúvida em sua capacidade. Conseguir dar cabo em suas tarefas vai aumentar grandemente sua confiança em si mesmo e sua energia!

O freio que lhe impede de decolar requer TNT, para explodir e acabar de vez com a apatia e derrotar a procrastinação. Lembre-se sempre do significado de TNT: Today! Not Tomorrow! ? Hoje, não amanhã!

Denis Waitley é renomado palestrante motivacional internacional. Reproduzido com permissão da E-zine semanal Denis Waitley. Para assinar essa e-zine, basta ir ao site www.deniswaitley.com ou enviar um e-mail com a palavra ?Join? no campo assunto para [email protected] Copyright 2005 Denis Waitley International. Todos direitos reservados.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima