Não há como negar que cada vez mais e mais as empresas estão utilizando a internet para fazer vendas on-line Não há como negar que cada vez mais e mais as empresas estão utilizando a internet para fazer vendas on-line, e com esse crescimento cresce também a concorrência e as dificuldades em obter um pedido.
Como se trata de um assunto relativamente novo, não há, ainda, disponível literatura especializada suficiente. Por isso, saí a campo e, após uma série de conversas com pessoas que compram e com empresas que vendem pela internet, além de especialistas em tecnologia, descobri e classifiquei sete ações essenciais para quem deseja vender ou iniciar vendas on-line.
1. Ressalte os benefícios, não as características
Os clientes não compram os produtos, compram o que os produtos fazem por eles. Por isso cuidado para não descrever somente os aspectos técnicos, porque se o cliente não imaginar a vantagem nisso, não comprará.
2. Ofereça primeiro os produtos de maior valor
Essa técnica serve para criar um referencial alto. Quando se faz uma primeira oferta arrojada, a segunda parecerá bem mais barata.
3. Seja simples e de fácil acesso
O site deve ser de fácil navegação e com caminhos claros e rápidos. Se o cliente tiver dúvidas sobre onde clicar, desistirá e irá comprar em outro lugar. Coloque também um contato telefônico para esclarecer as dúvidas, pois existem clientes que, mesmo comprando pela internet, querem falar com alguém da empresa. Para testar a simplicidade, peça a uma criança para simular um pedido. Se ela conseguir, o site estará simples.
4. Transmita credibilidade
Infelizmente existem muitos picaretas que vendem e não entregam, comprometendo a imagem das vendas on-line. Para se diferenciar dessa turma, coloque em um lugar bem visível depoimentos de clientes satisfeitos em comprar com a sua empresa, que podem ser escaneados ou gravados. Selos e certificações também ajudam a aumentar a credibilidade. Lembre-se: preço é importante, mas credibilidade é muito mais.
5. Facilite a compra
Dê opções de pagamentos, como: cartões de crédito, impressão de boleto bancário, depósitos, transferências ou débitos em conta, enfim, ofereça o maior leque possível. Uma vez que o cliente já acolheu as ações acima, não o perca no fechamento!
6. Invista em tecnologia de ponta e especialistas no assunto
Hoje, com o conhecimento da informática difundido entre as empresas, é comum vermos empresas que, querendo economizar na criação do comércio eletrônico, acabam fazendo um serviço caseiro. Quem monta um e-commerce preocupado com o custo gastará duas vezes mais, uma porque ele não funcionará e outra porque terá de refazê-lo.
7. Implante um contato ou um ?Fale Conosco? que funcione
Isso não é uma dica, é um suplício! Atenda seus clientes, não minta, responda seus e-mails, faça-os sentirem que há consideração, pois 68% dos clientes partem para o concorrente pelo descaso. Há alguns dias, enviei uma mensagem para o ?Fale Conosco? de uma grande companhia de celulares e até hoje espero a resposta.
Como você viu, não existe um grande segredo ou fórmula mágica para aumentar as vendas com uso do comércio eletrônico. No entanto, adote essas sete dicas e dê um show em vendas on-line!
Boas vendas e sucesso!