Técnicas de vendas que vão aumentar sua lucratividade
“Há mais pessoas que desistem que pessoas que fracassam”
Henry Ford
“Não confunda, jamais, conhecimento com sabedoria. Um ajuda a ganhar a vida. O outro, a construir uma vida”
Sandra Carey
Endomarketing
Se você quer traçar um plano de incentivos para sua equipe de vendas, confira, a seguir, algumas dicas importantes:
Desenvolva um plano – Monte um plano de incentivos que seja simples e direto e que ofereça algo de útil aos vencedores. “Pessoas diferentes são motivadas por coisas diferentes.”
Seja ágil – Quanto mais longe um fato estiver da recompensa, menor será o impacto
quanto à motivação. Não demore nem deixe para depois. Diga em que acertaram e por que isso ajudará a empresa.
Seja específico – Deixe claro o motivo da premiação ou qualquer congratulação.
Ouça os participantes – Pergunte quais são as principais dificuldades e envolva os participantes na busca de soluções. Os indivíduos se desmotivam quando não se interessam por elas.
Elogie – Pegue as pessoas fazendo algo certo, seja específico com os elogios e valorize as atitudes positivas.
Pergunte – Seja um pesquisador! O que motiva você? Que tipo de coisa gosta de fazer? O que realmente o entusiasma?
Faça com que eles persistam – Isso se consegue através de acompanhamento, reconhecimento, organização, delegação e boa comunicação.
Ana Maria Monteiro é presidente do Grupo Am3 e vice-presidente da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT). Autora dos livros Telemarketing – sucesso nos negócios e Supervisão – a alma do negócio em telemarketing.
Visite o site: www.am3tmk.com.br
Fidelize
Chame para si a responsabilidade
O objetivo é desenvolver clientes a longo prazo. Se alguma coisa vai mal, conserte-a ou, caso esteja errada, acerte-a. E faça rápido! Não se preocupe muito com a responsabilidade de alguém tirar grandes vantagens de você. É claro que isso pode acontecer, mas, normalmente, os clientes são bastante razoáveis quando percebem-no como mais que um simples fornecedor.
7 técnicas para fechar propostas pendentes
- 1. Monte um cronograma de ações através de e-mails, telefonemas e malas-diretas para fechar as propostas.
- 2. Pesquise sobre o segmento do cliente e mande alguma novidade para ele, essa é uma forma de agregar valor sem fazer pressão no fechamento.
- 3. Comece a escrever dicas rápidas, mostrando o que seu produto pode fazer pelo cliente. Essa é uma maneira inteligente de ser lembrado na hora do fechamento.
- 4. Crie um senso de urgência para o consumidor fechar o negócio, como: desconto com prazo limitado, últimas unidades pelo preço antigo, etc.
- 5. Desenvolva uma proposta única de valor de seu produto/serviço, por exemplo: atendimento 24h, entrega mais rápida que o concorrente, entre outras.
- 6. Conheça profundamente seus três principais concorrentes e saiba o que eles não oferecem que você pode apresentar aos consumidores no fechamento.
- 7. Crie um e-mail para agradecer a proposta solicitada pelo cliente, isso vai fortalecer sua imagem, gerando valor na hora do fechamento.
André Silva é palestrante de motivação e vendas.
Visite o site: www.palestranteandresilva.com.br
Estimule seus clientes a comprar
- Dê aos clientes uma data-limite para o fechamento do negócio.
- Ofereça uma garantia de devolução do dinheiro.
- Facilite a assistência técnica (se possível, gratuita).
Assimile, adapte e reaja
Confira algumas alternativas que podem ser implementadas dentro de seu negócio e segmento para vender mais seus produtos e serviços:
- Ampliar e renovar sua força de vendas.
- Aumentar e/ou qualificar sua carteira de clientes e canais de distribuição.
- Reduzir ou aumentar o valor mínimo de pedidos.
- Ampliar a venda pela internet e call center.
- Dar maiores prazos e/ou parcelamento de pagamento.
- Desenvolver parceiros ou abrir lojas para escoar saldos de produção.
- Ampliar ou reduzir o mix de produtos.
- Capacitar clientes.
- Aumentar o número de lançamentos durante o ano.
- Formar comitês internos para a solução de problemas.
- Criar um canal mais eficiente de comunicação com clientes.
- Montar sala de guerra para avaliar os concorrentes.
- Reavaliar suas embalagens em relação à forma, quantidade e cor (atratividade).
- Otimizar a divulgação de todas as maneiras possíveis, seus produtos e marcas.
Artur Ximenes é palestrante e consultor nas áreas de vendas, atendimento e liderança.
Visite o site: www.arturximenes.com.br