8 especialistas e suas dicas de vendas e motivação

Confira o melhor do 7° Congresso Nacional de Vendas No início de maio, a K.L.A. Educação Empresarial realizou o 7º Congresso Nacional de Vendas, organizado por Edílson Lopes, fundador da empresa que hoje é referência em seminários e workshops no Brasil. A VendaMais esteve presente no evento e traz as melhores dicas de cada um deles para você aplicar na sua empresa e no seu dia-a-dia profissional.

Atitudes vencedoras

O desafio de um vendedor campeão, mais do que fechar vendas, é fidelizar seus clientes e promover o crescimento do negócio. Descubra quais são as sete atitudes vencedoras em vendas, que funcionam como momentos mágicos para fidelizar clientes:

1. Ganhe atenção do seu cliente ? Liberte-se de si mesmo.
2. Promova o interesse do cliente ? Faça uma atrativa proposta de valor.
3. Envolva positivamente seu cliente ? Pratique a venda relacional.
4. Demonstre interesse interessado ? Traga contribuições efetivas.
5. Conquiste respeito e admiração ? Tenha postura profissional e ética.
6. Supere as melhores expectativas ? Faça o que os outros não fazem.
7. Aprenda e avance mais rápido que a concorrência ? Escreva o futuro, enquanto eles copiam seu passado.

Carlos Hilsdorf é economista, pós-graduado em Marketing, consultor, palestrante e pesquisador do comportamento humano.
Visite o site: www.carloshilsdorf.com.br

Como formar um time de campeões de vendas
Para formar um time de campeões, é necessário levar em conta o que motiva os integrantes da equipe. Confira os sete principais motivadores.

1. Desafios e responsabilidades ? Propor desafios e delegar responsabilidades é a melhor forma de motivar um time de campeões de vendas.
2. Apoio do líder ? O verdadeiro líder é aquele que conhece e monitora a equipe. Afinal, não adianta motivar, é preciso modificar.
3. Apoio da família ? Além de ter o líder ao seu lado, sentir-se apoiado pela família faz a diferença no dia-a-dia do vendedor.
4. Objetivos pessoais ? Fazer dos objetivos da empresa seus próprios objetivos ajuda o vendedor a alcançar melhores resultados.
5. Treinamento ? Possibilitar ao vendedor desenvolvimento e capacitação é também uma forma de motivá-lo.
6. Acreditar no que vende ? Vender é ajudar o cliente a tomar a melhor decisão para ele. Mas, antes disso, é fundamental que o vendedor tenha confiança no produto ou serviço que vende.
7. Dinheiro ? Engana-se quem acredita que dinheiro é a melhor forma de motivar um profissional de vendas. O incentivo financeiro pode ajudar, mas sozinho não faz nada.
Claudio Diogo é vendedor, consultor e palestrante, bacharel em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing e Propaganda.
Visite o site: www.tekoare.com

O vendedor Pit Bull

Você sabe por que as pessoas compram? Elas compram porque gostam e porque confiam em quem vende para elas. Sabendo disso, o vendedor precisa se preparar para vender, tornando-se um especialista em cliente, não mais em produto. Além disso, para se manter no mercado, é fundamental aprender a vender valor. O vendedor que ontem tirava pedidos hoje tem a obrigação de desenvolver relacionamentos comerciais duradouros, transformando seus clientes em fãs. Não esqueça:

» Cuidado com a ansiedade. É ela quem mata a venda.
» Em vendas, você precisa ser sempre o primeiro. O importante é bater a meta.
» Não interessa o que você vende. O que vale é como você vende.
» O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina, o vendedor nunca desiste.
» Sucesso é você estar disposto a sair de sua zona de conforto.
Luis Paulo Luppa é especialista em treinamento de vendas. Graduado em Direito, com pós-graduação em Marketing e Varejo nos Estados Unidos, onde realizou cursos de especialização.
Visite o site: www.luispauloluppa.com.br

Sucesso em vendas

Como qualquer processo organizacional, a venda passa por uma série de etapas. Se realizadas corretamente e com entusiasmo, levarão a um resultado bastante satisfatório. Confira cada etapa:

» Aquecimento ? Antes de vender, desenvolva uma atitude positiva, procure clientes em potencial e prepare sua apresentação.
» Afinidade ? Construa sintonia apresentando-se adequadamente, desenvolvendo empatia e despertando atenção do cliente usando as palavras certas.
» Interesse ? Para desenvolver interesse, descubra o DNA ? Desejo Nunca Aparente ? do seu cliente, saiba perguntar e escutar de verdade.
» Solução ? Seja capaz de oferecer fatos e benefícios, em vez de afirmações. Não imagine que todos os clientes são iguais e foque nas necessidades dele.
» Desejo ? Para construir o desejo de compra, desperte atenção e crie muita sintonia com o cliente, valorizando seu produto ou serviço de acordo com o motivo de compra.
» Comprometimento ? Motive o cliente a querer comprar, aja e fale de acordo com o momento e perca o medo do fechamento.
» Pós-venda ? Crie relacionamentos duradouros, tratando seus clientes com atenção após a venda e se colocando à disposição para resolver qualquer problema.

Marcelo Ortega é palestrante e consultor especialista em Vendas, Negociação e Liderança de Equipes Comerciais.
Visite o site: www.marceloortega.com

Os novos desafios do marketing para o sucesso empresarial

Uma empresa excelente não tem marketing, ela é marketing. Por isso, são necessárias soluções criativas para torná-la mais competitiva e lucrativa. Idéias simples que funcionam, mas que muitos esquecem de fazer. Confira:

» Conquiste vantagem competitiva ? Não ganha mais quem é melhor, mas quem é diferente. Ser percebido como único em alguma coisa é o seu desafio diante da concorrência.
» Duvide das declarações clássicas infalíveis ? Duvidar para crescer. Esse é o novo desafio dos profissionais de sucesso.
» Esqueça o segmento e busque nichos ? Descobrir e encantar nichos dá mais resultados do que vender para segmentos. Quanto menor você for, maior você será.
» Faça pesquisas, mas conte com a intuição ? Pesquisa sem intuição é fracasso. Intuição sem pesquisa é derrota. Seu desafio é acreditar em seus palpites.
» Transforme subordinados em parceiros de sedução ? Funcionários encantados encantarão clientes desencantados. Primeiro, seduza os seus, depois os de fora.

Maurício Góis é consultor e conferencista pós-graduado em Marketing, com especialização nos EUA e Canadá.
Visite o site: www.mauriciogois.com.br

Venda mais

Atualmente, existem duas formas de vantagem competitiva para enfrentar a concorrência e vender mais: preço ou diferenciação. Aqueles que concorrem por preço padronizam seus produtos e procuram reduzir seus custos. Já os que concorrem por diferenciação lançam produtos e serviços que se destacam no mercado e pelos quais, inclusive, os clientes se dispõem a pagar mais. Mas como se diferenciar da concorrência? Esteja atento aos tópicos abaixo:

» Busque a excelência dos produtos e serviços que você vende. Não basta ter qualidade, é preciso entender as necessidades do cliente e atendê-las com eficácia.
» Facilite o acesso dos consumidores ao produto ou serviço, seja, por exemplo, por meio da logística ou distribuição.
» Agregue valor ao que você vende com serviços adicionais e faça com que os clientes percebam esses benefícios.
» Proporcionar uma experiência para o cliente. Vá além do que ele espera e possibilite um momento inesquecível, não apenas a aquisição de um produto ou serviço.

Raúl Candeloro é palestrante, fundador da Editora Quantum e editor das revistas VendaMais, Motivação e Liderança. Formado em Administração de Empresas, tem mestrado em Empreendedorismo no Babson College ? EUA.
Visite o site: www.raulcandeloro.com.br

Motivação em vendas
Funcionário feliz rende mais e alcança seus objetivos com mais precisão. Por isso, descubra sua força interior e invista nos cinco pilares do sucesso:

1. Tenha metas pessoais ? Trace seus objetivos e encontre sua motivação. Extermine os medos e as barreiras que limitam o seu sucesso.
2. Tenha atitude ? Sua atitude é mais importante do que seu currículo. Acredite que você sempre pode fazer mais e melhor.
3. Seja extraordinário ? Você não precisa ser perfeito, mas tente ser extraordinário. O que diferencia um profissional do outro é a pessoa que cada um é.
4. Navegue no oceano azul ? Para ter uma carreira excepcional, não é preciso competir com o colega ao lado.
5. Seja feliz no caminho ? A felicidade está no caminho do processo, e não no fim.

Rodrigo Cardoso é engenheiro, pós-graduado em Psicologia. É palestrante nas áreas de Liderança, Vendas e Motivação.
Visite o site: www.rodrigocardoso.com.br

Como cativar o cliente através de um fantástico atendimento
Acabou-se a era do produto. Vivemos a era do cliente. Portanto, atenda, sirva, satisfaça, extrapole, encante e cative o cliente, que é a grande plataforma de lançamento e manutenção de um vendedor de sucesso. Todo atendimento ao cliente começa com um momento da verdade, em que o vendedor tem o poder de cativá-lo ou expulsá-lo definitivamente da empresa. Existem três momentos da verdade:

1. Encantado ou mágico ? O cliente recebe um atendimento excepcional do qual sempre lembrará. Está disposto a pagar um pouco mais para ter o serviço diferenciado oferecido.
2. Desencantado ou desastrado ? O cliente também lembra do atendimento, mas com ódio e raiva. Fala da empresa de forma negativa e não retorna nunca mais.
3. Apático ou normal ? O cliente é atendido sem problemas, mas de forma apática e padronizada, sem algo que chamasse sua atenção e o fizesse voltar.
Portanto, proporcione momentos da verdade encantados para seus clientes. Não basta não desencantar, ser normal. É preciso exceder, extrapolar e encantar.

Sergio Almeida é conferencista nas áreas de Clientes, Atendimento, Qualidade em Serviços e diretor da Sérgio Almeida Consultoria.
Visite o site: www.sergioalmeida.com.br
Agradecimentos: K.L.A. Educação Empresarial.
Visite o site: www.kla.com.br

Para saber mais

Livro: Atitudes Vencedoras
Autor: Carlos Hilsdorf
Editora: Senac São Paulo

Livro: V.E.N.D.E.R. Mais e Melhor
Autor: Claudio Diogo
Editora: Casa da Qualidade

Livro: O Vendedor Pit Bull
Autor: Luis Paulo Luppa
Editora: Resultado

Livro: Sucesso em Vendas
Autor: Marcelo Ortega
Editora: Saraiva

Livro: Superando Você Mesmo
Autor: Maurício Góis
Editora: Madras

Livro: Gigantes da Liderança
Autor: Raúl Candeloro (organização)
Editora: Resultado

Livro: Faça Diferente, Faça a Diferença!
Autor: Rodrigo Cardoso
Editora: Record

Livro: A Arte de Cuidar do Cliente
Autor: Sérgio Almeida
Editora: Casa da Qualidade

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