Um dos maiores erros que vejo sendo cometidos em processos de prospecção de novos clientes é o desalinhamento com o posicionamento estratégico da empresa e com sua verdadeira proposta única de valor (PUV).
A pressão por resultados rápidos, de curto prazo, acaba fazendo com que clientes não ideais sejam atraídos e atendidos, o que provoca uma série de problemas posteriores.
A verdade é que, se você tem produtos/serviços diferenciados, precisa vender de maneira diferenciada também.
Aqui estão oito maneiras diferentes de você fazer isso e sair da mesmice de fazer igual a todo mundo na hora de prospectar novos clientes.
1) Venda sua MISSÃO
Seus melhores clientes não compram só o seu produto/serviço, mas também a causa que você defende. Qual é sua bandeira? Qual a missão? Fale sobre isso!
2) Venda seus VALORES
Seus melhores clientes não compram só os seus produtos/serviços, mas também QUEM VOCÊ É e como faz as coisas. Quais são seus Valores? No que você acredita? Fale sobre isso!
3) Vendas suas HISTÓRIAS
Storytelling é poderoso – funciona! Compartilhe histórias que mexam com as emoções, aqueça o coração, provoque sentimentos, crie conexão. Que histórias você tem para compartilhar? De sucesso, superação, problemas/lições/alertas? Fale sobre isso!
4) Venda ATENDIMENTO
Todo mundo fala que atendimento é importante. Entregar esse atendimento… é outra história. Faça com que seu atendimento, em todos os pontos de contato, em todos os momentos da jornada de compra, em todas as situações seja EXCEPCIONAL. Não bom ou ótimo. EXCEPCIONAL. Que as pessoas saiam de um contato com você e digam “UAU! Esse pessoal é completamente diferente!”.
5) Venda PROVAS SOCIAIS
A melhor prova social que existe no mundo é uma mistura de todos os pontos acima. Storytelling de clientes contando algo muito positivo sobre sua empresa – missão, valores, atendimento. Estimule depoimentos e testemunhais de clientes satisfeitos, aproveite para pedir indicações e estimular também o marketing boca a boca e você terá uma máquina de prospecção de novos clientes funcionando permanentemente para você (melhor ainda: clientes qualificados!).
6) Venda os BASTIDORES
Como é que vocês trabalham nos bastidores, por trás das cortinas, para criar e entregar valor aos clientes? Fale sobre isso!
7) Venda SOLUÇÃO de problemas
Ninguém compra produto ou serviço. Todo mundo quer resolver ou evitar um problema. Fale sobre isso!
8) Venda EXPERIÊNCIA
Como você faz as pessoas se sentirem ao comprar, depois de comprar, depois de usar produto/serviço? Fale sobre isso!
Ao trabalhar estes oito elementos nas suas ferramentas de prospecção e na forma como se comunica na busca por novos clientes, você terá um grau de alinhamento e acerto muito maior, atraindo clientes qualificados e com o perfil correto.
São exatamente assuntos assim que ensinamos você a colocar em prática com nosso mais recente lançamento na VendaMais – o Toolbox VM Prospecção.
O Toolbox VM: Prospecção é um verdadeiro manual de prospecção, um guia detalhado passo a passo sobre como e o que você precisa fazer para atrair mais clientes rentáveis, de maneira planejada, organizada e RENTÁVEL. Dentre as ferramentas que fazem parte do nosso arsenal, estão: videoaulas exclusivas, e-books específicos, podcasts, vídeos de especialistas, um treinamento pronto para você aplicar, um modelo de campanha de vendas para engajar sua equipe, além, é claro, da revista VendaMais, que vai chegar em sua casa/escritório.
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Abraço e boas vendas,
Raul Candeloro
Diretor