8 motivos que justificam a terceirizaĆ§Ć£o

Terceirizar o atendimento de telemarketing pode ajudar na eficiĆŖncia do atendimento ao cliente, seu principal foco. Na maioria das vezes, em que vou fazer uma proposta de implantaĆ§Ć£o de telemarketing para uma empresa ou aconselhar alguma a terceirizar, ouƧo duas perguntas com freqĆ¼ĆŖncia: ?Por que terceirizar o atendimento? Ɖ mais barato??.

O objetivo deste artigo Ć© esclarecer essa dĆŗvida e outros questionamentos sobre o assunto: terceirizaĆ§Ć£o de atendimento, que tambĆ©m recebe o nome complicado de outsourcing.

O ato de terceirizar nĆ£o Ć© novo. HĆ” muito tempo, empresas terceirizam setores internos. Um exemplo clĆ”ssico Ć© a contabilidade, em que a empresa opta por contratar uma outra que faƧa os serviƧos contĆ”beis.

ApĆ³s a privatizaĆ§Ć£o das empresas de telecomunicaƧƵes em 1998, deu-se o pontapĆ© que faltava para que a terceirizaĆ§Ć£o do atendimento telefĆ“nico ocorresse de forma bem mais acelerada.

Ɖ vantajoso terceirizar? Quais as vantagens de terceirizar o atendimento? Para facilitar a compreensĆ£o, utilizaremos como exemplo uma fĆ”brica de calƧados:

1. Foco no negĆ³cio ? A fĆ”brica pode concentrar-se em sua atividade principal, que Ć© fabricar calƧados, tendo assim uma produtividade muito maior, pois pode estudar o lanƧamento de novos produtos, que atendam Ć s necessidades e desejos dos clientes. Essa atividade tem tambĆ©m um nome complicado, mas muito citado, Core Business. Ɖ importante ressaltar que ela nunca pode ser terceirizada.

2. EspecializaĆ§Ć£o ? De que essa fĆ”brica mais entende? De fabricar calƧados. E uma empresa de telemarketing entende de atender pessoas, vender produtos ou serviƧos por telefone, recuperar crĆ©dito, fazer pesquisas de mercado, ou seja, de especializar e deixar ?cada macaco no seu galho?.

3. ReduĆ§Ć£o do espaƧo fĆ­sico ? Para se ter um setor de vendas, mesmo que por telefone, Ć© necessĆ”rio um espaƧo para acomodaĆ§Ć£o dos colaboradores, dos equipamentos. Na contrataĆ§Ć£o do call center o espaƧo fĆ­sico, que antes era destinado Ć  operaĆ§Ć£o, agora pode ser utilizado para outra finalidade na empresa.

4. ReduĆ§Ć£o de problemas com mĆ£o-de-obra ? Em minhas consultorias ou conversas com empresĆ”rios, percebo o desgaste gerado com a gestĆ£o de pessoas. Contratando uma empresa de telemarketing, a fĆ”brica nĆ£o terĆ” responsabilidade na gestĆ£o de pessoas. Essa isenĆ§Ć£o vai desde o recrutamento e seleĆ§Ć£o atĆ© possĆ­veis processos trabalhistas, jĆ” que na terceirizaĆ§Ć£o a mĆ£o-de-obra Ć© gerida pela empresa que presta os serviƧos.

5. Acessos a novas tecnologias ? As tecnologias de gravaĆ§Ć£o de voz, treinamento constante e especializado, capacidade de aumento da demanda em pouco tempo sĆ£o algumas dessas tecnologias usadas pelos call centers. Para se ter uma idĆ©ia, alguns call centers conseguem colocar cem posiƧƵes de atendimento com toda essa tecnologia para operar com qualidade em apenas uma semana. Nenhuma empresa, ou como no nosso exemplo uma fĆ”brica, teria capacidade de fazĆŖ-lo com tanta qualidade e velocidade quanto uma empresa especializada nesse tipo de serviƧos.

6. Controle claro e objetivo dos cronogramas ? O controle dos resultados sĆ£o bem mais claros porque sĆ£o feitos por meio de relatĆ³rios enviados com a freqĆ¼ĆŖncia que o cliente necessitar. A cobranƧa dos prazos estabelecida para alcance das metas Ć© mais tranqĆ¼ila, visto que a empresa cobra do call center, estando na posiĆ§Ć£o de cliente. Por outro lado, se fosse um departamento da empresa, a cobranƧa nĆ£o teria o mesmo peso.

7. TransferĆŖncia dos riscos ? Diminuir riscos Ć© bom para qualquer negĆ³cio. Por isso, delegar a um call center o atendimento, o televendas ou a cobranƧa Ć© extremamente estratĆ©gico, principalmente para os que querem crescer.

Para tanto, a escolha do call center para terceirizaĆ§Ć£o do atendimento tem de ser bem-feita, optando por uma organizaĆ§Ć£o sĆ©ria, comprometida e que tenha boas indicaƧƵes. O ideal para os que querem terceirizar Ć© ligar para os clientes ou empresas que contrataram o call center escolhido, para averiguar a satisfaĆ§Ć£o deles com o serviƧo prestado.

8. DiminuiĆ§Ć£o do custo ? Por nĆ£o ser especializada em atendimento, a fĆ”brica de calƧados terĆ” dificuldades em contratar pessoas certas, gerando, com provĆ”veis erros, gastos desnecessĆ”rios. AlĆ©m disso, o call center tem um sistema de remuneraĆ§Ć£o tambĆ©m especializado e focado em resultados.

Essa transmissĆ£o de serviƧos ajudarĆ” a reduzir espaƧo fĆ­sico e a diminuir custos. A central de atendimento saberĆ” como otimizar recursos na contrataĆ§Ć£o e manutenĆ§Ć£o das pessoas melhor do que uma empresa de outro setor.

Mas Ć© importante atentar para um fato: o objetivo principal da terceirizaĆ§Ć£o do seu atendimento e/ou forƧa de vendas por telefone nĆ£o deve ser focado na diminuiĆ§Ć£o de custos, e sim na melhoria do suporte ao seu cliente e na produtividade em vendas. A diminuiĆ§Ć£o de custos serĆ” um resultado dessas melhorias. Lembre-se: seu cliente Ć© a razĆ£o da existĆŖncia da sua empresa.

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