8 passos para uma mudança eficaz

Você sabia que quando uma grande mudança afeta uma empresa ou uma crise exige uma reação, o que realmente está mudando é a “”cultura corporativa””? Ou seja, a forma pela qual a organização tem trabalhado. Você sabia que quando uma grande mudança afeta uma empresa ou uma crise exige uma reação, o que realmente está mudando é a “cultura corporativa”? Ou seja, a forma pela qual a organização tem trabalhado. Esse tipo de mudança exige uma guinada na maneira que o trabalho é realizado. Não é mais possível permanecer como um vigia, de forma rígida. Ao contrário, o desafio é sempre o de aumentar a produtividade, ao mesmo tempo que se posiciona um grupo de trabalho em nova direção. :

Hoje, se uma pessoa deseja permanecer em uma organização, terá de aprender a dominar várias tarefas e continuamente ter perspectiva e se deslocar. Muitas vezes, isso acontecerá não apenas em um departamento ou especialidade, mas de maneira mais ampla, da manufatura ao marketing ou da engenharia técnica para as vendas, por exemplo. Os funcionários mais valiosos são aqueles que têm flexibilidade de aceitar os maiores desafios. :

O processo de realizar uma grande mudança requer que as pessoas deixem de lado o ?como era? e caminhem através da dúvida e da incerteza. Por isso, é importante administrar bem o processo da mudança. Cynthia Scott e Dennis Jaffe, autores de Gerenciando a Mudança Organizacional (editora Qualitymark), apresentam oito passos importantes, que devem ser observados em uma empresa, na hora de mudar. :

1. Ter um bom motivo para efetuar a mudança Mudanças de cultura nem sempre são engraçadas. Encare-as com seriedade. Certifique-se de entender por que você está fazendo a mudança e por que ela é necessária. :

2. Envolva pessoas na mudança As pessoas envolvidas têm menor tendência a resistir. Ser parte do planejamento e do processo de transição dá às pessoas um sentido de controle. Peça opiniões sobre como esse processo deveria ser. Realize pesquisas. :

3. Coloque uma pessoa respeitada como encarregada do processo Cada mudança requer um líder. Selecione alguém que seja tido como positivo pelo grupo. :

4. Crie equipes de gerenciamento de transição Você precisa de uma seção de debate com seu grupo para planejar, antecipar, resolver, coordenar e direcionar tentativas de mudança. :

5. Forneça treinamento de novos valores e comportamento As pessoas precisam ser orientadas para compreender no que consiste a “nova maneira” e por que ela é melhor. Treinamento mantém os grupos unidos. Permita que eles expressem suas preocupações e reforce as técnicas recém-aprendidas. :

6. Traga ajuda de fora da empresa Por alguma razão, existe sempre mais força no que alguém de fora diz do que na mesma sugestão de alguém “de casa”. Use essa força para reiterar a direção que você quer seguir. :

7. Estabeleça símbolos de mudança Estimule a elaboração de cartazes, novos logotipos ou slogans e/ou eventos de reconhecimento que ajudem a celebrar e refletir a mudança. :

8. Aprove e recompense pessoas. ?As coisas se dividiram. Ficar no meio não vai te salvar? W.B. Yeats

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima