8 sugestões para melhorar sua participação em palestras

Saiba as melhores maneiras de aumentar o seu aproveitamento em eventos Em sua carreira, você participa de muitos eventos, seminários e treinamentos. Mas a pergunta é: quando uma palestra vai ser importante em sua vida? Isso depende de dois fatores:
» Da qualidade do palestrante e do conteúdo.
» Da sua técnica em aproveitar palestras.

Quando você participa de um evento desses, não sabe se vai ser bom ou não. Por isso, vá preparado, leve o seu bloco de anotações, palmtop e notebook. Não confie apenas na sua memória, pois ela é capaz de apagar e acrescentar coisas, podendo alterar o conteúdo. Se você anota, onde estão os apontamentos das palestras mais importantes que assistiu? Se você não sabe ou não lembra, e isso é comum, aqui está o problema. Se hoje você quiser rever o assunto, não possui as informações de forma organizada e acessível. Informação inacessível ou não organizada não tem utilidade, é apenas lixo. Portanto, não basta só anotar.

Outro ponto importante é que uma palestra lhe fornece informações, inspirações e sugestões. Mas cabe a você colocá-las em prática. Para que o conteúdo se torne conhecimento, ele precisa ser incorporado e trabalhado por você. É ótimo ter bons professores, mas lembre-se de que um grande aluno aprende até quando o mestre é fraco, pois vai sempre mais fundo no tema, depois que o professor indicou caminhos.

Acompanhe 8 dicas para aumentar o seu aproveitamento em palestras. Busque segui-las e faça com que a próxima seja sempre a melhor da sua vida!

1. Antes da palestra, procure saber se o palestrante vai usar projeção. Pergunte como fazer para obter uma cópia dos slides para retomar o assunto depois. Os melhores palestrantes sempre disponibilizam seus slides ou oferecem um arquivo texto com o conteúdo.

2. Evite sentar-se próximo de pessoas que conversam demais e fazem você perder o foco.

3. Sente-se próximo ao palestrante, assim você poderá observar melhor as expressões faciais que são tão importantes quanto a fala, aumentando suas chances de interação e participação.

4. Não tenha medo de participar. Muitas pessoas têm medo do ridículo. Acredite, ninguém pode fazer você passar vergonha sem o seu consentimento. Use a sua dignidade para se fazer respeitar. Somente maus profissionais expõem as pessoas a situações delicadas.

5. Não anote em excesso. Ao escrever, você deixa de olhar para o apresentador, perdendo algo do que ele diz. Anote o essencial e utilize palavras-chave. Se o apresentador vai disponibilizar o conteúdo, anote apenas o que ouvir.

6. No caso de dúvidas, procure saná-las no momento apropriado. Não vá para casa com dúvidas ou pontos mal esclarecidos.

7. Quanto antes você retomar o material da palestra melhor. Quanto mais rápido você retomar o tema e mais se dedicar a ele, maior será retenção do conhecimento.

8. Escolha conceitos e atitudes para implantar imediatamente. Se você esquecer tudo o que ouvir em uma palestra, mas colocar em prática uma grande idéia ou conceito que aprendeu, terá valido a pena.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima