80 anos de serviço, 60 como supervendedor

walter orthmann

Há quanto tempo você trabalha na mesma empresa? 10, 20, 30 anos, talvez? Imagine então completar 80 anos de serviço em um mesmo local. Parece loucura? Pois foi essa a marca alcançada pelo gerente de vendas Walter Orthmann em janeiro deste ano! As oito décadas de lealdade ao seu empregador inclusive renderam a ele o título de homem com mais tempo de serviço em uma mesma empresa no mundo. Sim, ele entrou para o Guinness World Book. Que tal?

Essa história chegou à equipe da VendaMais por meio de um de nossos leitores, e ninguém teve dúvidas de que ela deveria ser contada aqui…

A trajetória

Aos 96 anos de idade e muito bem de saúde, Orthmann contou com orgulho a sua trajetória na área de vendas e a grande participação que teve no desenvolvimento da Renaux View, uma fábrica do ramo têxtil, localizada em Brusque (SC), que no dia da entrevista estava comemorando 93 anos de fundação. “Quando comecei, em 1938, a empresa tinha apenas 13 anos de existência. Trabalhei com o fundador e com todos os diretores que passaram por lá. Acompanhei o crescimento e os grandes resultados conquistados”, conta.   

E ele não acompanhou apenas a evolução da organização, mas também do Brasil. “Quando entrei para a empresa, aos 15 anos de idade, não existiam leis trabalhistas; eu trabalhava 10 horas por dia, com duas horas de intervalo. Depois, com a nova legislação, passei a cumprir a jornada de oito horas diárias. Ao longo de todo esse tempo, recebi meu salário em oito moedas diferentes”, revela.

A carreira na área de vendas fez Orthmann passar 60 anos percorrendo o Brasil, “de Porto Alegre (RS) a Manaus (AM)”, como ele gosta de falar. Cada experiência trouxe, além de dificuldades, muito aprendizado. Tanto é que ele se tornou um profissional de sucesso, é considerado um exemplo pelos colegas e serve de inspiração para os demais colaboradores da Renaux View. “Trabalhe com o que você gosta e não verá o tempo passar. Foi assim comigo. Quando percebi, os anos haviam passado e eu só tinha uma certeza: queria continuar trabalhando”, declara, respondendo que não existe segredo para o sucesso.

Em 1978, quando completou 40 anos de serviço, bastou um pedido do diretor para que ele permanecesse na função. E lá se foram mais 40 anos! “Trabalhar não é apenas uma necessidade financeira, faz bem para a saúde, motiva e incentiva. O meu trabalho é minha grande paixão, sempre foi”, afirma.

O valor de cada conquista

Hoje as pessoas cometem o grande erro de querer ocupar o posto mais alto, ter o maior salário já no início da carreira. Não é bem assim. É preciso humildade, começar pequeno e crescer aos poucos. Dessa forma, quanto mais você crescer, mais se sentirá motivado e valorizará cada conquista”, garante o detentor do recorde de maior tempo de serviço em uma mesma empresa no mundo.

Quando a carteira de trabalho de Orthmann foi assinada pela primeira (e única) vez, a contratação foi para a expedição. Um ano depois, ele foi promovido a office boy e, posteriormente, passou a atuar no departamento financeiro. Nessa função, uma de suas responsabilidades era buscar o dinheiro na agência bancária para o pagamento dos funcionários. “Naquela época não existiam essas facilidades de cartão de débito e transferência. Por muito tempo, nem mesmo calculadora nós tínhamos, os cálculos eram feitos somente no papel”, lembra.

Na década de 50, seu raciocínio rápido e suas aptidões para a área de vendas começaram a ser identificados. Em 1955, depois de 17 anos de empresa, ele foi promovido a representante comercial, e começou a viajar pelo Brasil – inicialmente de ônibus, para São Paulo e Rio de Janeiro –, realizando sozinho as vendas da empresa.

Com o início dos voos domésticos, o País inteiro passou a ser seu escritório. Rotina que permaneceu por 60 anos, até Orthmann atingir 93 anos de idade, em 2015. Depois disso, ele passou a trabalhar apenas na empresa, apoiando os gestores, dando assistência à equipe e atendendo por telefone ou pessoalmente os clientes que até hoje fazem questão de comprar diretamente com ele.

O perigo do “não”

Para este supervendedor, a palavra “não” deve ser evitada por profissionais de vendas. “Dói muito para o cliente ouvir um não, por isso, eu sempre procurei uma alternativa. Uma vez, entrei em uma loja para comprar um chapéu, perguntei por um modelo específico e a vendedora foi logo falando: ‘não tem’. Ela nem me apresentou outras opções! Será que eu não poderia gostar de algum outro modelo? Nunca mais voltei lá”, conta.

Porém, segundo ele, evitar a afirmação negativa não significa fazer falsas promessas. Pelo contrário! Orthmann lembra que devemos prometer apenas o que pudermos cumprir. “Antigamente, não existiam grandes concorrências e a demanda dos clientes era muito grande. Muitas vezes eles queriam comprar uma quantidade maior, mas não tínhamos como vender. Eu me esforçava, e só falava ‘não’ quando realmente não tinha como dar um jeito”, explica.

Como lidar com as dificuldades

Orthmann lembra que enfrentou momentos difíceis ao longo de sua carreira como vendedor, muitas vezes precisava passar semanas viajando, longe da família, sem ter acesso até mesmo a ligações telefônicas. Hoje, a comunicação é muito mais rápida e a tecnologia aumentou a capacidade de produção. “Antigamente, um funcionário trabalhava em um tear que produzia 30 metros por dia. Agora, uma pessoa cuida de 16 teares e produz cerca de 300 metros. Eram tempos difíceis, mas as dificuldades sempre existirão. Hoje, a concorrência é grande e tem ainda a desvantagem de preço na competição com a importação. Portanto, é preciso sempre inovar e prezar pela qualidade. Seguir em frente e nunca perder a esperança”.  

Sobre cometer erros, ele é sincero: “não posso falar em erros, porque eu dificilmente errava. Eu sempre anotava e cumpria tudo o que me propunha a fazer”.  A organização com as anotações segue até hoje. Tudo fica registrado na sua agenda e ele utiliza um tablet apenas para ter acesso ao sistema da empresa.

Até hoje Orthmann dirige seu próprio carro e, faça chuva ou faça sol, cumpre expediente de oito horas diárias na empresa, de segunda a sexta-feira. Curioso para saber o segredo da longevidade e de tanta disposição? Ele revela: muita água, 40 minutos de alongamento, nada de refrigerante e uma taça de vinho por dia!

Ele não pensa no futuro, vive um dia de cada vez. “Amanhã é mais um dia, esse é o meu lema. Eu acordo, levanto e vivo a vida, o hoje”. Uma coisa é certa, ele não pensa em parar de trabalhar tão cedo. O trabalho, realmente, é sua eterna paixão.

Inspirador, não é mesmo?

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