Como melhorar o resultado das campanhas de e-mail marketing?
Muitos vendedores atribuem o baixo resultado de suas experiências ao enorme volume de spans recebidos pelos destinatários que nem chegam a abrir suas mensagens. Mas essa falta de sucesso em suas ações de e-mail marketing está, em geral, na ausência de alguns cuidados básicos. Confira, abaixo, algumas dicas de como melhorar o resultado de suas campanhas:
- 1. Não faça spam
- Dispare sua ação apenas para as pessoas que autorizaram o envio de mensagens promocionais.
- Siga as normas do Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing (www.abemd.com.br).
- 2. Não se pareça com spam
- Não use links para arquivos .exe, .pif e outros.
- Evite colocar no texto palavras como “grátis”, “imperdível”, “promoção” e outras associadas a mensagens promocionais, preferindo aplicá-las como imagem.
- Personalize sua peça. Além de fortalecer sua comunicação, a diferença entre as mensagens enviadas reduzirá a possibilidade de elas serem interpretadas como spam pelos servidores.
- 3. Teste os filtros antispam
- Crie diversas contas gratuitas de e-mail (gmail, yahoo, hotmail, etc.), dispare sua mensagem para elas e confira se foram recebidas. Caso seja bloqueada, altere a peça e teste novamente até detectar qual é o elemento que está gerando o bloqueio.
- 4. Seja relevante
- Dispare sua ação para as pessoas com perfil e interesses parecidos com os de seus atuais clientes.
- Crie em versões diferentes para cada segmento, utilizando a linguagem adequada e explorando os benefícios que cada grupo mais valoriza.
- 5. Desperte o interesse
- Use o campo do assunto para fazer uma oferta ou explorar um benefício.
- Posicione sua logomarca e sua melhor oferta/benefício no alto e à esquerda da peça para que eles apareçam no painel de preview.
- 6. Seja claro e objetivo
- Use textos curtos.
- Concentre-se na oferta principal e inclua links para mais informações.
- Dê instruções claras e fáceis de serem localizadas na peça sobre o que o destinatário deve fazer.
- Transmita um tom de urgência, dando um prazo de validade ou um brinde aos primeiros pedidos.
- 7. Escolha o melhor dia para o disparo
- Evite sexta-feira e segunda-feira, a véspera e o dia seguinte dos feriados, em que o volume de e-mails na caixa de entrada é maior.
- 8. Mensure cada etapa da ação
- Endereços inválidos (bounces) – Reveja sua lista de e-mails errados ou caixas postais lotadas.
- Taxa de e-mails abertos (abertura) – Mede quantas pessoas abriram sua mensagem. O que pode prejudicar essa taxa são os destinatários fora do perfil, linha de assunto de baixo impacto, remetente desconhecido ou peça bloqueada por filtros antispam.
- Taxa de e-mails clicados (click through) – Indica quantos destinatários clicaram em links para conhecer melhor a oferta ou fazer o pedido. As possíveis causas de baixo resultado são o esgotamento do assunto na peça principal, textos muito longos ou problemas com o layout.
- Cadastros preenchidos ou pedidos conquistados – É o que realmente interessa, mas depende dos indicadores acima.
- 9. Teste e melhore seus resultados
- A grande vantagem das ações de e-mail marketing é a possibilidade de testar inúmeras alternativas em pequenos volumes e, então, realizar a ação vencedora para o público. Faça diferentes testes com listas, ofertas, linhas de assunto, benefícios, textos, formas de pagamento, etc.
Aplique essas dicas em suas próximas ações, faça dos testes uma rotina e melhore seus resultados a cada campanha!