Existem alguns motivos que podem fazer com que o cliente desista de comprar o seu produto. Confira! Alguns professores de cursos da área de negócios gostam de testar os alunos indagando sobre a finalidade das empresas e certamente recebem aquela clássica resposta: “O lucro”. Pelo menos já presenciei diversas vezes essa situação, que leva os profissionais a quebrar a cabeça com os problemas das empresas ? principalmente no que se refere à s vendas, forte razão de ser dos empreendimentos. Digo forte razão porque encontramos um leque imenso de razões, das mais conservadoras à s mais socialmente responsáveis. Como um colega que anunciou como razão do negócio a satisfação das pessoas. Tem razão, naturalmente.
Temos observado que, muitas vezes, a qualidade do atendimento é promovida pela equipe de vendas, mas ela depende do funcionamento harmônico de todos os outros setores da empresa. O desafio normalmente é não deixar o cliente sair da loja ou do local da compra sem adquirir o que deseja. Aqui é importante ressaltar que quando o cliente entra na loja ou faz o contato para adquirir o produto colocado à venda, ele ultrapassou uma fronteira que só pode ultrapassar de volta (sem comprar) por três motivos: falta de qualidade na venda; falta do produto na medida desejada; falta de condições de pagamento. São essas as três preocupações do vendedor.
Para assegurar a qualidade na venda, ela tem de ser cercada de todas as preocupações. Garantir que nenhuma atitude ou aspecto da loja atrapalhe a transação, entendendo, no entanto, que insistência exagerada, por exemplo, é um pecado, pois não devemos aborrecer o cliente que pode voltar depois por vários motivos. Há um limite, já que o cliente não vai comprar o que não gosta e isso precisa ser bem avaliado no momento do atendimento. Subentende-se que para não sair sem comprar, o cliente tem de encontrar o que quer. Portanto, estoque e variedade é outro ponto muito importante, já que não existe venda sem lucro e o lucro é o objetivo do negócio.
O comprador precisa sentir-se confortável quando se dispõe a investir os seus preciosos recursos, que não são somente dinheiro. No ato de comprar, mesmo que estejam de folga e a lazer, as pessoas estão dedicando seu tempo àquela transação. Por isso é indispensável concatenar todos os elementos capazes de fazer a satisfação do cliente para que ele, em vez de se sentir gastando dinheiro e tempo, sinta-se feliz em comprar o que deseja.
Decidido pela compra, o cliente precisa de condições para pagar. Nesse momento, há um tempo tolerável para o processamento de cheque, dinheiro ou cartão de crédito. Esperar para pagar pode tornar-se a parte maçante de uma compra. Por isso é importante para o empreendedor investir na retaguarda, para que o cliente leve boa impressão do caixa, pela sua agilidade, facilidade e competência; e do pacote, com qualidade, rapidez e simpatia. Sabemos que muitas vezes o caixa e o pacote são os últimos contatos do cliente no estabelecimento.
Repetimos, por considerar importante, aquela mostra bem clara dos motivos pelos quais um cliente pode deixar de comprar e que devem ser as reais preocupações do vendedor:
1. Falta de qualidade na venda.
2. Falta do produto na medida desejada.
3. Falta de condições de pagamento.