Segura o cliente!

Existem alguns motivos que podem fazer com que o cliente desista de comprar o seu produto. Confira! Alguns professores de cursos da área de negócios gostam de testar os alunos indagando sobre a finalidade das empresas e certamente recebem aquela clássica resposta: “O lucro”. Pelo menos já presenciei diversas vezes essa situação, que leva os profissionais a quebrar a cabeça com os problemas das empresas ? principalmente no que se refere às vendas, forte razão de ser dos empreendimentos. Digo forte razão porque encontramos um leque imenso de razões, das mais conservadoras às mais socialmente responsáveis. Como um colega que anunciou como razão do negócio a satisfação das pessoas. Tem razão, naturalmente.

Temos observado que, muitas vezes, a qualidade do atendimento é promovida pela equipe de vendas, mas ela depende do funcionamento harmônico de todos os outros setores da empresa. O desafio normalmente é não deixar o cliente sair da loja ou do local da compra sem adquirir o que deseja. Aqui é importante ressaltar que quando o cliente entra na loja ou faz o contato para adquirir o produto colocado à venda, ele ultrapassou uma fronteira que só pode ultrapassar de volta (sem comprar) por três motivos: falta de qualidade na venda; falta do produto na medida desejada; falta de condições de pagamento. São essas as três preocupações do vendedor.

Para assegurar a qualidade na venda, ela tem de ser cercada de todas as preocupações. Garantir que nenhuma atitude ou aspecto da loja atrapalhe a transação, entendendo, no entanto, que insistência exagerada, por exemplo, é um pecado, pois não devemos aborrecer o cliente que pode voltar depois por vários motivos. Há um limite, já que o cliente não vai comprar o que não gosta e isso precisa ser bem avaliado no momento do atendimento. Subentende-se que para não sair sem comprar, o cliente tem de encontrar o que quer. Portanto, estoque e variedade é outro ponto muito importante, já que não existe venda sem lucro e o lucro é o objetivo do negócio.

O comprador precisa sentir-se confortável quando se dispõe a investir os seus preciosos recursos, que não são somente dinheiro. No ato de comprar, mesmo que estejam de folga e a lazer, as pessoas estão dedicando seu tempo àquela transação. Por isso é indispensável concatenar todos os elementos capazes de fazer a satisfação do cliente para que ele, em vez de se sentir gastando dinheiro e tempo, sinta-se feliz em comprar o que deseja.

Decidido pela compra, o cliente precisa de condições para pagar. Nesse momento, há um tempo tolerável para o processamento de cheque, dinheiro ou cartão de crédito. Esperar para pagar pode tornar-se a parte maçante de uma compra. Por isso é importante para o empreendedor investir na retaguarda, para que o cliente leve boa impressão do caixa, pela sua agilidade, facilidade e competência; e do pacote, com qualidade, rapidez e simpatia. Sabemos que muitas vezes o caixa e o pacote são os últimos contatos do cliente no estabelecimento.

Repetimos, por considerar importante, aquela mostra bem clara dos motivos pelos quais um cliente pode deixar de comprar e que devem ser as reais preocupações do vendedor:
1. Falta de qualidade na venda.
2. Falta do produto na medida desejada.
3. Falta de condições de pagamento.

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