A evolução para venda consultiva é irreversível, e vendedores presos no processo ultrapassado baseado em preço mais baixo e comoditização da venda transacional estão sofrendo cada dia mais para atingirem suas metas (e muitas vezes sendo até mesmo substituídos – muita coisa migrou para online/e-commerce etc.).
Há alguns dias, Keenan, especialista de que gosto muito e acompanho faz tempo, autor do livro Gap Selling, fez um quadro para seu blog mostrando as diferenças entre vender solução de problemas (claramente a tendência – e talvez o único caminho) x vender produto/serviço (estilão antigo de vender). Dei uma resumida nos pontos principais, veja o que acha:
Vendedor 1.0: Focado no Produto/Serviço (estilão antigo que funciona cada vez menos)
Fala sobre seu produto/serviço.
Foco nas necessidades da própria empresa.
Foco em falar e argumentar mais.
Motivado pela comissão e meta.
Especialista no seu produto/serviço.
Reage à demanda.
Tem conversa sobre seu produto/serviço.
É desafiado pelo cliente.
É controlado pelo processo de compra do cliente.
Vende características.
Foco em técnicas de fechamento.
Relacionamento baseado em AMIZADE/AFINIDADE.
Vendedor 2.0: Focado em Solução (estilo mais atual e que tem trazido mais resultados)
Fala sobre os desafios do cliente.
Foco nas necessidades do cliente.
Foco em perguntas e questionamentos.
Motivado pelo sucesso do cliente.
Especialista em negócios e no mercado.
Cria demanda.
Tem conversas sobre o negócio do cliente.
Desafia o cliente.
Controla o processo da venda.
Vende resultados e benefícios.
Foco em fazer o cliente querer comprar.
Relacionamento baseado em CREDIBILIDADE.
E você, o que tem sentido no seu dia a dia?
Concorda com essa tendência de Vendedor 1.0 x 2.0?
Aguarde que em breve teremos novidades sobre um produto novo que vamos lançar focado especificamente sobre Prospecção de Novos Clientes.
Abraço e boa$ venda$,
Raul Candeloro
Diretor
Uma resposta
O vendedor 2.0 no que é mais importante: resolver problema do cliente.