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Por Michel Ank

Não é novidade que a jornada do consumidor está – e deve ser – cada vez mais personalizada. Mas para que toda essa estratégia dê certo, a comunicação com o público é essencial. Tal interação também ganha inovações diariamente e, se antes o diálogo se dava de maneira unilateral com anúncios, atualmente é possível enviar mensagens personalizadas de maneira superssimples e em larga escala. E, a partir disso, criar um diálogo com seus clientes.

Nesse contato cada vez mais intimista, as redes sociais são essenciais nas estratégias. Um exemplo é o Instagram, que deixou de ser só uma plataforma de postagens de fotos e se tornou um dos principais canais de vendas, atração de lead e relacionamento que existe. Tendo isso em mente, é possível concluir que tal centralização faz com que os usuários realizem diversas atividades dentro do mesmo aplicativo. É possível fazer buscas, se informar, noticiar, fazer amigos, contatar especialistas, comprar e vender tudo (ou quase tudo).

A importância da comunicação personalizada

Assim, a maneira como a empresa interage com o público pode ser determinante entre um perfil repleto de “brand lovers” e um perfil fantasma. Para contextualizar esse mindset, compartilho um dado de um estudo feito pela SmarterHQ. O levantamento aponta que 72% dos consumidores só irão interagir com uma mensagem se ela for personalizada. Esse dado, mesmo que indiretamente, reflete a baixa tolerância que o consumidores têm com estratégias pouco assertivas.

No entanto, nem tudo são espinhos no cotidiano de marketing digital, já que a criação de uma comunicação humanizada pode ser feita com pequenas ações que resultam em grandes percepções. Uma das maneiras de potencializar a comunicação é com o uso de mensagens privadas. Além da mensagem de boas-vindas ao novo seguidor, é interessante manter o vínculo com recados que comuniquem novidades, tais como promoções.

Assim, o cliente se mantém cativado e a empresa tem maiores chances de ser lembrada no processo de compra. O porém é que o envio de mensagens pode ser trabalhoso dependendo do número de seguidores e é preferível contratar uma plataforma gerenciadora. Desse modo, o profissional responsável pela produção de conteúdo consegue enviar DMs, agendar postagens e organizar campanhas com praticidade.

O tempo que seria gasto com processos feitos manualmente, pode ser aproveitado com a elaboração de estratégias e de discursos humanizados. Ganhar tempo é um bônus precioso nos dias de hoje.

Michel Ank é CEO e fundador do Bume, plataforma de gestão, marketing e vendas em redes sociais. Ao longo de sua carreira, o empreendedor se especializou na área de TI e atuou durante 6 anos na Vale. Em 2016, ele e o sócio Samuel Liberato, desenvolveram o Bume, plataforma voltada para o Instagram. Com o crescimento da empresa, Michel se desligou do cargo de Arquiteto de Integração na Vale em meados de 2018. O empreendedor é formado em Sistemas de Informação, cursou MBA de Project Management na Fundação Getúlio Vargas e já passou por imersão em empreendedorismo na Babson College.

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