Como abrir clientes “fechados”

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Você tem a chave, mas o cliente está fechado. O que fazer? Bem, o principal segredo é não ter uma chave única, pois cada cliente é uma fechadura diferente. Só há uma chave que dá certo com todos: estabelecer rapport, isto é, criar imediatamente um relacionamento de confiança, aceitação e afinidade emocional. Para isso, você tem o espelhamento corporal, a sintonização de voz e o ajuste da linguagem. Bem, vamos resumir tudo isso em cinco chaves essenciais para você abrir clientes fechados:

  1. A chave da igualdade – Pesquisas revelam que temos a tendência de confiar em pessoas que são iguais a nós. Contratamos aquelas que se parecem conosco na personalidade, casamos com as que têm o mesmo porte físico que nós (o que não quer dizer que magricelas se casam com magricelas), etc. Semelhantes se atraem. Então, se o cliente fala devagar, fale devagar. Se ajustar seu comportamento segundo o do seu cliente, você criará rapport. Quem fala rápido ou alto tende a não confiar em quem fala devagar ou baixo. Estudos mostram que quem fala rápido tende a pensar que quem fala baixo é inseguro ou está escondendo alguma coisa. O cliente que fala devagar tende a pensar que aqueles que falam rápido estão querendo “levá-lo na conversa”. O subconsciente do cliente estranha e, então, ele se fecha. Ruim para você, hein?
  2. A chave do elogio meritório indireto – Diga logo de cara: “Senhor Antunes, eu soube que ajudou sua empresa a ganhar pontos preciosos no mercado e estava curioso para conhecê-lo” ou “Ao entrar em sua empresa, percebi que seus funcionários parecem felizes, e isso é muito bom, penso que o senhor é responsável por isso”. Abordagens desse tipo precisam ser reais e indiretas para darem certo. Dizer: “Parabéns por sua capacidade de colocar o concorrente para correr” ou “Eita turma feliz a sua, hein?” cheira à demagogia e faz o cliente se fechar ainda mais.
  3. A chave da prospecção do alvo – Um cliente entra de cara fechada numa loja de eletrodomésticos. Ele olha primeiro para uma TV de 42 polegadas, depois para uma de 29 e, a seguir, para uma TV miniatura. Depois, volta os olhos de novo para a TV de 42 polegadas. Quer abri-lo? Aproxime-se sorrindo e “repita-lhe” o comportamento neurolinguístico, dizendo: “Eu notei que o senhor olhou primeiro para a TV de 42 polegadas, depois para a de 29 e, após olhar para a TV miniatura, o senhor voltou e parou seus olhos na de 42 polegadas. Posso lhe perguntar o que mais o senhor gostou nessa TV? O que ela tem que chamou tanto sua atenção?”. Deixe o cliente falar primeiro.
  4. A chave do interesse imediato irrecusável – Você diz a um cliente: “Nós desenvolvemos uma fórmula para fazer com que as máquinas de sua empresa rendam 17% a mais com 22% a menos de gastos de aditivos. Eu posso lhe mostrar nossa descoberta?”. Como alguém vai continuar fechado se você parece perguntar: “Posso lhe dar dinheiro?”.
  5. A chave da escutação – Estranhou a palavra? Escutação é escutar com ação. Pessoas simpáticas ouvem, as empáticas escutam com ação. O rapport perfeito acontece quando o cliente pensa: “Ninguém até hoje me ouviu e me compreendeu como este vendedor, ele é da minha tribo”. Quando o cliente sente-se escutado, ele é possuído por uma sensação de segurança. Mas o rapport só funciona se você passar naturalidade, e não a ideia de manipulação. Saia de seu oceano mental e mergulhe no oceano emocional do seu cliente. Ao fazer isso, você não abre apenas o coração e a mente dele, mas também a porta do lucro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

10 estratégias simples para aumentar a prospecção do seu time

10 estratégias rápidas, práticas e simples para líderes aumentar a prospecção de novos clientes (+1 bônus poderoso)

Hoje quero lhe apresentar, de maneira rápida, prática e simples 10 estratégias práticas (mais 1 bônus para acelerar resultados) que todo líder pode aplicar agora ...
Leia Mais →
trabalhar certo

Times que trabalham muito e vendem pouco: como usar os 3 Cs para reverter isso?

Times de vendas raramente ficam parados. Vendedores estão sempre em movimento, ligando, mandando mensagens, visitando clientes.
Leia Mais →
Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →