7 técnicas para fechar propostas pendentes

Técnicas de vendas que vão aumentar sua lucratividade

“Há mais pessoas que desistem que pessoas que fracassam”

Henry Ford

 

“Não confunda, jamais, conhecimento com sabedoria. Um ajuda a ganhar a vida. O outro, a construir uma vida”

Sandra Carey

 

Endomarketing

 

Se você quer traçar um plano de incentivos para sua equipe de vendas, confira, a seguir, algumas dicas importantes:

Desenvolva um plano – Monte um plano de incentivos que seja simples e direto e que ofereça algo de útil aos vencedores. “Pessoas diferentes são motivadas por coisas diferentes.”

 

Seja ágil – Quanto mais longe um fato estiver da recompensa, menor será o impacto
quanto à motivação. Não demore nem deixe para depois. Diga em que acertaram e por que isso ajudará a empresa.

 

Seja específico – Deixe claro o motivo da premiação ou qualquer congratulação.

 

Ouça os participantes – Pergunte quais são as principais dificuldades e envolva os participantes na busca de soluções. Os indivíduos se desmotivam quando não se interessam por elas.

Elogie – Pegue as pessoas fazendo algo certo, seja específico com os elogios e valorize as atitudes positivas.

 

Pergunte – Seja um pesquisador! O que motiva você? Que tipo de coisa gosta de fazer? O que realmente o entusiasma?

 

Faça com que eles persistam – Isso se consegue através de acompanhamento, reconhecimento, organização, delegação e boa comunicação.

 

Ana Maria Monteiro é presidente do Grupo Am3 e vice-presidente da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT). Autora dos livros Telemarketing – sucesso nos negócios e Supervisão – a alma do negócio em telemarketing.

Visite o site: www.am3tmk.com.br

 

Fidelize

 

Chame para si a responsabilidade

 

O objetivo é desenvolver clientes a longo prazo. Se alguma coisa vai mal, conserte-a ou, caso esteja errada, acerte-a. E faça rápido! Não se preocupe muito com a responsabilidade de alguém tirar grandes vantagens de você. É claro que isso pode acontecer, mas, normalmente, os clientes são bastante razoáveis quando percebem-no como mais que um simples fornecedor.

7 técnicas para fechar propostas pendentes

 

  1. 1.    Monte um cronograma de ações através de e-mails, telefonemas e malas-diretas para fechar as propostas.
  2. 2.    Pesquise sobre o segmento do cliente e mande alguma novidade para ele, essa é uma forma de agregar valor sem fazer pressão no fechamento.
  3. 3.    Comece a escrever dicas rápidas, mostrando o que seu produto pode fazer pelo cliente. Essa é uma maneira inteligente de ser lembrado na hora do fechamento.
  4. 4.    Crie um senso de urgência para o consumidor fechar o negócio, como: desconto com prazo limitado, últimas unidades pelo preço antigo, etc.
  5. 5.    Desenvolva uma proposta única de valor de seu produto/serviço, por exemplo: atendimento 24h, entrega mais rápida que o concorrente, entre outras.
  6. 6.    Conheça profundamente seus três principais concorrentes e saiba o que eles não oferecem que você pode apresentar aos consumidores no fechamento.
  7. 7.    Crie um e-mail para agradecer a proposta solicitada pelo cliente, isso vai fortalecer sua imagem, gerando valor na hora do fechamento.

 

André Silva é palestrante de motivação e vendas.

Visite o site: www.palestranteandresilva.com.br

 

Estimule seus clientes a comprar

 

  • Dê aos clientes uma data-limite para o fechamento do negócio.
  • Ofereça uma garantia de devolução do dinheiro.
  • Facilite a assistência técnica (se possível, gratuita).

 

Assimile, adapte e reaja

 

Confira algumas alternativas que podem ser implementadas dentro de seu negócio e segmento para vender mais seus produtos e serviços:

 

  • Ampliar e renovar sua força de vendas.
  • Aumentar e/ou qualificar sua carteira de clientes e canais de distribuição.
  • Reduzir ou aumentar o valor mínimo de pedidos.
  • Ampliar a venda pela internet e call center.
  • Dar maiores prazos e/ou parcelamento de pagamento.
  • Desenvolver parceiros ou abrir lojas para escoar saldos de produção.
  • Ampliar ou reduzir o mix de produtos.
  • Capacitar clientes.
  • Aumentar o número de lançamentos durante o ano.
  • Formar comitês internos para a solução de problemas.
  • Criar um canal mais eficiente de comunicação com clientes.
  • Montar sala de guerra para avaliar os concorrentes.
  • Reavaliar suas embalagens em relação à forma, quantidade e cor (atratividade).
  • Otimizar a divulgação de todas as maneiras possíveis, seus produtos e marcas.

 

Artur Ximenes é palestrante e consultor nas áreas de vendas, atendimento e liderança.

Visite o site: www.arturximenes.com.br 

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