O trabalho de vender te desmotiva?

O trabalho de vender te desmotiva? Acordar cedo, prospectar novos clientes, identificar suas necessidades, apresentar o produto, vencer objeções e, finalmente, fechar a venda. O processo de trabalho de quem precisa vender é bastante desafiador. As dificuldades, contudo, desaparecem como em um passe de mágica quando a venda se concretiza. É um estímulo e tanto para a próxima visita, um combustível extra para o dia seguinte.

E se nada fosse assim? Se sua rotina estivesse embasada em um acúmulo de empecilhos e dificuldades que você não conseguisse superar? Há duas respostas: não superou porque não sabe como fazê-lo ou, embora sabendo, não foi persistente o suficiente para tentar. Para qualquer uma das alternativas, a solução é a mesma: está na hora de rever suas atitudes.

Imagine que você acordou cedo, e já encontrou dificuldades para descobrir onde está um cliente em potencial e, então, começa a pensar: “Para quem vender??, ?como chegar a quem sempre fecha as portas para mim?”. Se isso acontece, provavelmente você tem um problema de prospecção. E não conseguir ampliar sua carteira de clientes lhe desmotiva, certo?

Agora, você conseguiu a visita, mas não conduz a conversa de maneira a fazer o cliente entender que o custo do produto é proporcional ao benefício que ele terá com sua aquisição. Logo, se vê obrigado a dar descontos para fechar a venda. E vender produtos com preço abaixo da tabela, ganhando menos comissão, lhe desmotiva, certo?

Em outra situação, o cliente lhe coloca na parede, arremessando contra você um punhado de objeções que o deixam sem saída, pois não há respostas capazes de convencê-lo do contrário. E não saber o que dizer ou fazer para superar objeções lhe desmotiva, certo?

Pense agora naquele dia em que foi de cliente em cliente, fez inúmeros telefonemas e contatou muitas empresas. Mesmo assim, não fechou sequer uma venda. Não há nada pior que a sensação de fracasso. E um dia todo de trabalho para nada lhe desmotiva, certo?

Agora, pergunte a si mesmo se as coisas poderiam ter mudado caso você tivesse adotado atitudes diferentes no seu dia-a-dia. Que cada questionamento do cliente em potencial seja encarado como uma oportunidade a mais de mostrar a ele as suas vantagens, da sua empresa e, principalmente, dos serviços e produtos que vende. Que cada objeção sirva para confirmar que o cliente quer apenas tirar algumas dúvidas. Que cada “não” que você recebeu sirva de estímulo para uma próxima tentativa bem-sucedida.

Campeão ou campeã, agora que você já sabe o que deixa você para baixo, não se deixe contagiar pela má sorte. Cabe a você entender e assumir que está em vendas para superá-la. E são suas atitudes, não adianta tentar procurar outra desculpa, que irão determinar o seu grau de sucesso na profissão. Da próxima vez, antes de pensar que “poderia ser diferente”, faça diferente, prepare-se melhor e vá à luta.

Existem sete atitudes que inspirarão você nos períodos críticos e irão mantê-lo no caminho certo quando o vento estiver a favor. Reflita e incorpore ao seu dia-a-dia uma a uma:

1. Coragem ? Ter força e energia frente aos desafios representa ânimo, bravura, firmeza e ousadia. Tendo coragem você derruba qualquer barreira.

2. Motivação ? Descubra o que lhe motiva e se deixe contagiar pela energia psicológica que coloca em movimento o organismo humano e determina o comportamento. A motivação traz ânimo e empolgação a qualquer atividade.

3. Entusiasmo ? Comemore suas vitórias, por menores que elas sejam. Valorizar as pequenas coisas gera o entusiasmo para vencer grandes desafios.

4. Otimismo ? Esteja disposto a ver as coisas pelo lado bom e esperar sempre uma solução favorável das situações, por mais difíceis que possam parecer. Não invista sua energia no pessimismo, mas na busca de possibilidades e soluções.

5. Perseverança ? Mantenha-se firme até realizar qualquer meta estabelecida, independentemente das dificuldades. Não deixe que pequenos obstáculos sejam mais fortes que sua garra e determinação.

6. Alegria ? Sorria, procure atender a todos com satisfação. Viver com alegria faz bem a você e aos outros. Ninguém precisa tanto de um sorriso quanto aquele que não tem sorrisos para oferecer.

7. Honestidade ? O sucesso está calcado na honestidade, tanto que não se chega a lugar algum sendo desonesto. Ser honesto consigo mesmo é o primeiro passo para tentar algum sucesso na área de vendas. Não basta querer, é preciso se preparar técnica e emocionalmente para essa profissão. Lembre-se de que o respeito só existe para aqueles que construíram honestamente sua reputação de campeão de vendas. Portanto, não fabrique seu sucesso, conquiste-o passo a passo.

Jamais acreditei que venda pessoal, por telefone ou interna fosse fácil a ponto de qualquer um ser capaz de ter sucesso sem muito esforço, inteligência verbal e muita dedicação e disciplina. O obstáculo lhe espera na próxima tentativa. Vai desistir agora?

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