Franchising funciona em vários segmentos

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Em mercados promissores de diferentes segmentos da economia, são várias as opções para quem pretende investir em uma franquia. Alimentação, confecção, serviços especializados. Em mercados promissores de diferentes segmentos da economia, são várias as opções para quem pretende investir em uma franquia. Por isso é importante conhecer as características e especificidades de cada um deles e que resultados podem gerar.

Uma das perguntas mais comuns é: ?qual o melhor negócio do momento, aquele no qual com certeza terei sucesso e um grande lucro? Acontece que não existe resposta única para essa indagação. Depende de inúmeros fatores, tais como: perfil pessoal, profissional, financeiro e comportamental do empreendedor; o segmento do negócio, localização escolhida, capital inicial e capital de giro disponibilizado. Além, é claro, das expectativas das partes e da escolha dos sócios.

Alguns números ? Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o franchising no Brasil vem crescendo mais do que o PIB nacional, sendo responsável, hoje, por cerca de 350 mil empregos em todo o país. Nesse ano de 2003, foram quase 650 empresas franqueadoras com aproximadamente 56 mil unidades espalhadas pelo Brasil. Números que fazem com que o país ocupe a terceira posição em unidades fraqueadas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. Localmente, o Paraná também aparece como um grande celeiro de franquias, ocupando o terceiro lugar nacional, com cerca de 8% do total do mercado de franquias.

Isso se deve a três fatores: a cultura empreendedora do brasileiro que consegue assumir facilmente a postura de dono do negócio; a diminuição das oportunidades de emprego com a crise econômica e a falta de crédito e financiamento para o empresário que deseja expandir seu negócio, mas não tem fôlego financeiro para fazer isso sozinho.

Diferentes franquias, diferentes investimentos – Um dos principais cuidados para quem pretende ingressar nesse mercado é verificar bem o que se pretende com a franquia. Há franquias nos mais diferentes setores, as mais procuradas são as de serviços, alimentação e distribuição.

Operando mais de 60 estacionamentos em vários estados brasileiros, o Grupo Auto Park, de Curitiba, por exemplo, é uma franquia de serviços que vem encontrando excelente aceitação no mercado. ?Além de uma marca forte, o que vendemos ao nosso franqueado é uma alternativa inteligente de administração de um negócio, comenta Claudio Roth, diretor do grupo. ?O franqueado não tem de se preocupar com a logística, estoques, transporte, mas sim com a qualidade do serviço prestado ao cliente. Assim, centramos nosso negócio em desenvolvimento de treinamento e comunicação, uma vez que a prestação de serviço não vai apenas apoiar uma de nossas unidades, mas sim é o nosso produto final?.

O candidato a uma franquia de estacionamento não precisa ter experiência anterior no ramo. O que é muito importante é que sua capacitação financeira não comprometa mais do que 50% de seu patrimônio pessoal. O prazo médio de retorno sobre o investimento é de 36 meses, caso o franqueado mantenha os padrões de qualidade atuais, podendo facilmente acelerar esse retorno conforme sua dedicação ao negócio.

Alimentação – Enquanto franquias de serviços dependem de planos de administração e treinamento perfeitos, a logística é a palavra-chave das franquias do setor de alimentação. Ela está relacionada à capacidade de abastecimento dos pontos-de-venda por parte do franqueador, de forma que despesas com frete, por exemplo, não ultrapassem os 3% sobre o custo final da mercadoria, tornando o negócio inviável.

O setor de alimentação vem mostrando, nos últimos anos, que ainda é muito estável em consumo e crescimento se comparado a outros segmentos da economia, em um país como o Brasil?, comenta James Michaltchuk, diretor da Novilho Nobre, de Curitiba. Nós trabalhamos com cortes especiais de carnes, produtos industrializados e uma linha de acessórios exclusivos. O brasileiro adotou o churrasco como prato típico e dele não abre mão. Por isso estamos seguros de que estamos oferecendo um modelo de negócio com boa rentabilidade e solidez necessária para a permanência no mercado futuro.

A Novilho Nobre está iniciando o processo de abertura de franquias em municípios do sul e sudeste do Brasil. A idéia é que a loja franqueada funcione como um show room da marca na região, fortalecendo o conceito do negócio. Ela terá um mix completo de produtos que também poderá ser comercializado pelo franqueado, como um representante, para outros estabelecimentos da sua região. ?Nós temos a loja, mas também criamos nosso novilhos, fazemos o abate precoce em nosso frigorífico com Inspeção Federal e vendemos diretamente ao consumidor e aos nossos franqueados, garantindo a qualidade e preços em todos os elos da cadeia produtiva?, finaliza Michaltchuk.

Distribuição ? Franqueadores no segmento de distribuição de produtos como confecções, por exemplo, têm o desafio de desenvolver bons canais de distribuição ? com revendas multimarca e/ou sistemas de lojas exclusivas, além de garantir o abastecimento de produtos distintos a cada nova coleção.

É um setor que pode trazer bons resultados, mas que depende de persistência e de um bom capital de giro. Lojas exclusivas não podem ser instaladas em cidades muito pequenas e os produtos estão sujeitos a modismos, regionalismos e preferências muitas vezes excessivamente subjetivas por parte do consumidor final, tornando o negócio mais difícil de ser administrado. Mesmo assim, é cada vez maior o surgimento de boas marcas. Um bom case de sucesso é o da paranaense KAS.

Para finalizar, fica o conselho de Claudio Roth, da Auto Park: ?É sempre bom lembrar que uma franquia funciona da mesma forma que um investimento em um imóvel. Num momento de necessidade ou mesmo de mudança de ramo, ela pode ser vendida desde que isso conste no contrato entre franqueador e franqueado?.

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