Franchising funciona em vĂ¡rios segmentos

Em mercados promissores de diferentes segmentos da economia, sĂ£o vĂ¡rias as opções para quem pretende investir em uma franquia. AlimentaĂ§Ă£o, confecĂ§Ă£o, serviços especializados. Em mercados promissores de diferentes segmentos da economia, sĂ£o vĂ¡rias as opções para quem pretende investir em uma franquia. Por isso Ă© importante conhecer as caracterĂ­sticas e especificidades de cada um deles e que resultados podem gerar.

Uma das perguntas mais comuns Ă©: ?qual o melhor negĂ³cio do momento, aquele no qual com certeza terei sucesso e um grande lucro? Acontece que nĂ£o existe resposta Ăºnica para essa indagaĂ§Ă£o. Depende de inĂºmeros fatores, tais como: perfil pessoal, profissional, financeiro e comportamental do empreendedor; o segmento do negĂ³cio, localizaĂ§Ă£o escolhida, capital inicial e capital de giro disponibilizado. AlĂ©m, Ă© claro, das expectativas das partes e da escolha dos sĂ³cios.

Alguns nĂºmeros ? Segundo dados da ABF (AssociaĂ§Ă£o Brasileira de Franchising), o franchising no Brasil vem crescendo mais do que o PIB nacional, sendo responsĂ¡vel, hoje, por cerca de 350 mil empregos em todo o paĂ­s. Nesse ano de 2003, foram quase 650 empresas franqueadoras com aproximadamente 56 mil unidades espalhadas pelo Brasil. NĂºmeros que fazem com que o paĂ­s ocupe a terceira posiĂ§Ă£o em unidades fraqueadas no mundo, atrĂ¡s apenas dos Estados Unidos e do JapĂ£o. Localmente, o ParanĂ¡ tambĂ©m aparece como um grande celeiro de franquias, ocupando o terceiro lugar nacional, com cerca de 8% do total do mercado de franquias.

Isso se deve a trĂªs fatores: a cultura empreendedora do brasileiro que consegue assumir facilmente a postura de dono do negĂ³cio; a diminuiĂ§Ă£o das oportunidades de emprego com a crise econĂ´mica e a falta de crĂ©dito e financiamento para o empresĂ¡rio que deseja expandir seu negĂ³cio, mas nĂ£o tem fĂ´lego financeiro para fazer isso sozinho.

Diferentes franquias, diferentes investimentos – Um dos principais cuidados para quem pretende ingressar nesse mercado Ă© verificar bem o que se pretende com a franquia. HĂ¡ franquias nos mais diferentes setores, as mais procuradas sĂ£o as de serviços, alimentaĂ§Ă£o e distribuiĂ§Ă£o.

Operando mais de 60 estacionamentos em vĂ¡rios estados brasileiros, o Grupo Auto Park, de Curitiba, por exemplo, Ă© uma franquia de serviços que vem encontrando excelente aceitaĂ§Ă£o no mercado. ?AlĂ©m de uma marca forte, o que vendemos ao nosso franqueado Ă© uma alternativa inteligente de administraĂ§Ă£o de um negĂ³cio, comenta Claudio Roth, diretor do grupo. ?O franqueado nĂ£o tem de se preocupar com a logĂ­stica, estoques, transporte, mas sim com a qualidade do serviço prestado ao cliente. Assim, centramos nosso negĂ³cio em desenvolvimento de treinamento e comunicaĂ§Ă£o, uma vez que a prestaĂ§Ă£o de serviço nĂ£o vai apenas apoiar uma de nossas unidades, mas sim Ă© o nosso produto final?.

O candidato a uma franquia de estacionamento nĂ£o precisa ter experiĂªncia anterior no ramo. O que Ă© muito importante Ă© que sua capacitaĂ§Ă£o financeira nĂ£o comprometa mais do que 50% de seu patrimĂ´nio pessoal. O prazo mĂ©dio de retorno sobre o investimento Ă© de 36 meses, caso o franqueado mantenha os padrões de qualidade atuais, podendo facilmente acelerar esse retorno conforme sua dedicaĂ§Ă£o ao negĂ³cio.

AlimentaĂ§Ă£o – Enquanto franquias de serviços dependem de planos de administraĂ§Ă£o e treinamento perfeitos, a logĂ­stica Ă© a palavra-chave das franquias do setor de alimentaĂ§Ă£o. Ela estĂ¡ relacionada Ă  capacidade de abastecimento dos pontos-de-venda por parte do franqueador, de forma que despesas com frete, por exemplo, nĂ£o ultrapassem os 3% sobre o custo final da mercadoria, tornando o negĂ³cio inviĂ¡vel.

O setor de alimentaĂ§Ă£o vem mostrando, nos Ăºltimos anos, que ainda Ă© muito estĂ¡vel em consumo e crescimento se comparado a outros segmentos da economia, em um paĂ­s como o Brasil?, comenta James Michaltchuk, diretor da Novilho Nobre, de Curitiba. NĂ³s trabalhamos com cortes especiais de carnes, produtos industrializados e uma linha de acessĂ³rios exclusivos. O brasileiro adotou o churrasco como prato tĂ­pico e dele nĂ£o abre mĂ£o. Por isso estamos seguros de que estamos oferecendo um modelo de negĂ³cio com boa rentabilidade e solidez necessĂ¡ria para a permanĂªncia no mercado futuro.

A Novilho Nobre estĂ¡ iniciando o processo de abertura de franquias em municĂ­pios do sul e sudeste do Brasil. A idĂ©ia Ă© que a loja franqueada funcione como um show room da marca na regiĂ£o, fortalecendo o conceito do negĂ³cio. Ela terĂ¡ um mix completo de produtos que tambĂ©m poderĂ¡ ser comercializado pelo franqueado, como um representante, para outros estabelecimentos da sua regiĂ£o. ?NĂ³s temos a loja, mas tambĂ©m criamos nosso novilhos, fazemos o abate precoce em nosso frigorĂ­fico com InspeĂ§Ă£o Federal e vendemos diretamente ao consumidor e aos nossos franqueados, garantindo a qualidade e preços em todos os elos da cadeia produtiva?, finaliza Michaltchuk.

DistribuiĂ§Ă£o ? Franqueadores no segmento de distribuiĂ§Ă£o de produtos como confecções, por exemplo, tĂªm o desafio de desenvolver bons canais de distribuiĂ§Ă£o ? com revendas multimarca e/ou sistemas de lojas exclusivas, alĂ©m de garantir o abastecimento de produtos distintos a cada nova coleĂ§Ă£o.

É um setor que pode trazer bons resultados, mas que depende de persistĂªncia e de um bom capital de giro. Lojas exclusivas nĂ£o podem ser instaladas em cidades muito pequenas e os produtos estĂ£o sujeitos a modismos, regionalismos e preferĂªncias muitas vezes excessivamente subjetivas por parte do consumidor final, tornando o negĂ³cio mais difĂ­cil de ser administrado. Mesmo assim, Ă© cada vez maior o surgimento de boas marcas. Um bom case de sucesso Ă© o da paranaense KAS.

Para finalizar, fica o conselho de Claudio Roth, da Auto Park: ?É sempre bom lembrar que uma franquia funciona da mesma forma que um investimento em um imĂ³vel. Num momento de necessidade ou mesmo de mudança de ramo, ela pode ser vendida desde que isso conste no contrato entre franqueador e franqueado?.

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