Pare de fazer ctrl+c ctrl+v em apresentações, propostas e orçamentos

Uma das coisas mais úteis que ensinamos nos nossos treinamentos VM é uma matriz de perfil/personalidade, em que podemos dividir comportamentos em quatro tipos:

  1. Analítico: lento e racional, gosta de dados, números, tabelas, informações.
  2. Afável: lento e emocional, gosta de conversar, interagir, se relacionar, pedir e dar recomendações.
  3. Expressivo: rápido e emocional, gosta de de pessoas, de agito, atenção e de falar.
  4. Pragmático: rápido e racional, gosta de agilidade, rapidez, eficiência, sem enrolação.

Esses quatro perfis são bem didáticos para trabalhar situações comuns do cotidiano da área comercial.

Prospecção:

Como está seu material de apresentação? Geralmente encontramos uma tendência a focar demais num único tipo de perfil, poderia ser mais equilibrado.

Abordagem:

Como reconhecer o perfil do/a cliente rapidamente e já se adaptar para entrar em sintonia e facilitar a comunicação?

Levantamento de necessidades:

Se você tem quatro perfis diferentes e precisa fazer algumas perguntas para identificar e entender desafios e oportunidades do/a cliente, o que ele/ela realmente quer e precisa, funciona muito melhor se você trabalhar de acordo com os perfis (rápido/lento, principalmente neste caso).

Proposta de valor:

Você já fez uma proposta com 6 páginas e o cliente pulou as 5 primeiras e foi direto à última? Já fez proposta de uma página, simples e direta, e o cliente falou que achou ‘fraca’? É questão de perfil… a mesma proposta pode (e deve) ser adaptada para cada perfil. É fácil quando você sabe fazer, mostra claramente um diferencial seu, mas ninguém faz (por falta de conhecimento e por preguiça e acomodação mesmo, já que é muito mais fácil padronizar e mandar a mesma coisa para todo mundo – o famoso ctrl+c ctrl+v).

Negociação e fechamento:

Se quer irritar um prospect ou cliente, trate-o fora do seu perfil na hora de negociar e fechar. É a melhor forma de perder uma venda. Negociação é uma das principais etapas que se beneficia de trabalhar corretamente perfil de clientes e prospects.

Pós-venda:

Exercício rápido que você pode fazer sozinho/a ou com sua equipe. Como você acha que seria a melhor forma de fazer pós-venda para cada um dos perfis? Relembrando:

  1. Analítico: lento e racional, gosta de dados, números, tabelas, informações.
  2. Afável: lento e emocional, gosta de conversar, interagir, se relacionar, pedir e dar recomendações.
  3. Expressivo: rápido e emocional, gosta de de pessoas, de agito, atenção e de falar.
  4. Pragmático: rápido e racional, gosta de agilidade, rapidez, eficiência, sem enrolação.

Note como fazer ‘ctrl+c ctrl+v’ é muito mais fácil para você e para a empresa, mas é bem ineficiente em termos de comunicação personalizada e diferenciada.

Para terminar, lembrete rápido: vendedores e vendedoras também têm perfil e são mais rápidos ou lentos, mais emocionais ou racionais. Ou seja, também temos vendedores/as mais analíticos, afáveis, expressivos e pragmáticos.

Um bom vendedor, uma boa vendedora, vai sempre respeitar o perfil DO CLIENTE e adaptar-se a ele. Vendedores de baixa performance não conseguem fazer essa adaptação e acabam perdendo vendas por dificuldade de se conectar com clientes e prospects.

Essa habilidade de adaptação a diferentes tipos de perfil é uma das principais características de equipes de alta performance e uma verdadeira vantagem competitiva para quem sabe executar de forma consistente.

Abraços de alta performance,
Raul Candeloro
Diretor

P.S. Caso queira trabalhar sua equipe de vendas a usar perfis de prospects e clientes para melhorar relacionamento e taxas de conversão, entre em contato: [email protected]

P.S. 2, para descontrair: quando a sintonia é feita da maneira errada vira imitação. Algumas são bem engraçadas. (mas preferimos que isso não aconteça em VENDAS!).

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima