A conveniência da Internet leva cada dia mais gente a realizar suas tarefas diárias de forma online. A conveniência da Internet leva cada dia mais gente a realizar suas tarefas diárias de forma online, como pagamento de contas, investimento em ações, compras online etc. Por um lado, isso é excelente para a maioria dos consumidores, mas o aumento da capacidade de realizar transações online aumentou a ameaça de roubo de identidade e fraudes online. O Gartner relata que 3,4% dos consumidores norte americanos ? 7 milhões de adultos ? foram vítimas de roubo de identidade no último ano. Isso representa um aumento de 79% em relação ao ano anterior.
Com o roubo da identidade, o ladrão assume inteiramente a identidade do consumidor através do roubo de informações críticas e privadas, como por exemplo, o número do seguro social, o número da habilitação de motorista, o endereço, o número de cartão de crédito ou a conta bancária. Mesmo quantidades mínimas de informações pessoais podem causar um grande estrago.
Rastrear esses ladrões pode ser uma tarefa difícil. Um estudo do Gartner revela que há somente cerca de uma chance em 700 de pegá-los. Portanto, segundo o Gartner, é fundamental que as empresas ajam de forma proativa para prevenir essas ocorrências.
A única forma de prevenção é a execução de uma rígida estratégia de clientes que encoraje tanto quanto possível o conhecimento sobre o cliente. Com o perfil completo do cliente, empresas podem desenvolver serviços para atender necessidades individuais e, ao mesmo tempo, implementar políticas de segurança para dificultar o uso por ladrões de informações isoladas para fraude. O conhecimento do cliente também pode ajudar a identificar quando as fraudes ocorrem, economizando recursos financeiros da empresa e do cliente ao mesmo tempo.