A conveniĂŞncia da Internet leva cada dia mais gente a realizar suas tarefas diárias de forma online. A conveniĂŞncia da Internet leva cada dia mais gente a realizar suas tarefas diárias de forma online, como pagamento de contas, investimento em ações, compras online etc. Por um lado, isso Ă© excelente para a maioria dos consumidores, mas o aumento da capacidade de realizar transações online aumentou a ameaça de roubo de identidade e fraudes online. O Gartner relata que 3,4% dos consumidores norte americanos ? 7 milhões de adultos ? foram vĂtimas de roubo de identidade no Ăşltimo ano. Isso representa um aumento de 79% em relação ao ano anterior.
Com o roubo da identidade, o ladrĂŁo assume inteiramente a identidade do consumidor atravĂ©s do roubo de informações crĂticas e privadas, como por exemplo, o nĂşmero do seguro social, o nĂşmero da habilitação de motorista, o endereço, o nĂşmero de cartĂŁo de crĂ©dito ou a conta bancária. Mesmo quantidades mĂnimas de informações pessoais podem causar um grande estrago.
Rastrear esses ladrões pode ser uma tarefa difĂcil. Um estudo do Gartner revela que há somente cerca de uma chance em 700 de pegá-los. Portanto, segundo o Gartner, Ă© fundamental que as empresas ajam de forma proativa para prevenir essas ocorrĂŞncias.
A Ăşnica forma de prevenção Ă© a execução de uma rĂgida estratĂ©gia de clientes que encoraje tanto quanto possĂvel o conhecimento sobre o cliente. Com o perfil completo do cliente, empresas podem desenvolver serviços para atender necessidades individuais e, ao mesmo tempo, implementar polĂticas de segurança para dificultar o uso por ladrões de informações isoladas para fraude. O conhecimento do cliente tambĂ©m pode ajudar a identificar quando as fraudes ocorrem, economizando recursos financeiros da empresa e do cliente ao mesmo tempo.