Entre os competidores com nĂveis semelhantes, a vitĂłria tem mais sabor. Com os mais fracos, Ă© deslealdade e a vitĂłria torna-se “insossa”, sem aquele gostinho de verdadeira. Pensando bem, como seria o mundo dos esportes se nĂŁo existissem adversários com nĂveis competitivos semelhantes? Apenas os fortes de um lado e os fracos do outro? Certamente nĂŁo teria a menor graça, tanto para os praticantes como para os admiradores. Vejamos a FĂłrmula 1 apĂłs a morte de Senna: sem brilho, sem motivação para os admiradores do automobilismo no mundo todo.
No campo empresarial e dos negócios não é diferente. Que motivação teriam os funcionários se não estivessem sempre competindo pelos cargos privilegiados em suas empresas? E os empresários, negociantes, vendedores, pela conquista dos melhores negócios com os melhores clientes?
É por esse motivo que a presença do concorrente Ă© importante em qualquer atividade. É o momento de mostrar a competĂŞncia de cada um. CompetĂŞncia profissional, de habilidades e, sobretudo, de atitudes. Entre os competidores com nĂveis semelhantes a vitĂłria tem mais sabor. Com os mais fracos, Ă© deslealdade e a vitĂłria torna-se “insossa”, sem aquele gostinho de vitĂłria verdadeira.
No mundo das vendas, em que trabalho há trĂŞs dĂ©cadas, tenho presenciado bons e maus exemplos de concorrĂŞncia no mercado. Concorrentes digladiando-se, destruindo-se, com práticas antiĂ©ticas, enquanto outros se beneficiam desse canibalismo. E Ă© exatamente aĂ que está a diferença entre o verdadeiro empresário e o “outro”.
É importantĂssima a presença de concorrentes competentes no mercado. Aqueles que estimulam e motivam uma competição saudável, estabelecendo uma relação ganha-ganha com seus clientes. E nĂŁo há dĂşvidas de que isso se traduz principalmente na qualidade dos serviços, como diferencial competitivo.