O benefĂ­cio do bom concorrente

Entre os competidores com nĂ­veis semelhantes, a vitĂłria tem mais sabor. Com os mais fracos, Ă© deslealdade e a vitĂłria torna-se “insossa”, sem aquele gostinho de verdadeira. Pensando bem, como seria o mundo dos esportes se nĂŁo existissem adversários com nĂ­veis competitivos semelhantes? Apenas os fortes de um lado e os fracos do outro? Certamente nĂŁo teria a menor graça, tanto para os praticantes como para os admiradores. Vejamos a FĂłrmula 1 apĂłs a morte de Senna: sem brilho, sem motivação para os admiradores do automobilismo no mundo todo.

No campo empresarial e dos negócios não é diferente. Que motivação teriam os funcionários se não estivessem sempre competindo pelos cargos privilegiados em suas empresas? E os empresários, negociantes, vendedores, pela conquista dos melhores negócios com os melhores clientes?

É por esse motivo que a presença do concorrente Ă© importante em qualquer atividade. É o momento de mostrar a competĂŞncia de cada um. CompetĂŞncia profissional, de habilidades e, sobretudo, de atitudes. Entre os competidores com nĂ­veis semelhantes a vitĂłria tem mais sabor. Com os mais fracos, Ă© deslealdade e a vitĂłria torna-se “insossa”, sem aquele gostinho de vitĂłria verdadeira.

No mundo das vendas, em que trabalho há trĂŞs dĂ©cadas, tenho presenciado bons e maus exemplos de concorrĂŞncia no mercado. Concorrentes digladiando-se, destruindo-se, com práticas antiĂ©ticas, enquanto outros se beneficiam desse canibalismo. E Ă© exatamente aĂ­ que está a diferença entre o verdadeiro empresário e o “outro”.

É importantíssima a presença de concorrentes competentes no mercado. Aqueles que estimulam e motivam uma competição saudável, estabelecendo uma relação ganha-ganha com seus clientes. E não há dúvidas de que isso se traduz principalmente na qualidade dos serviços, como diferencial competitivo.

ConteĂşdos Relacionados

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia sĂŁo escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĂşri (no caso, o capitĂŁo do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima