O sucesso de uma organização Ă© fruto da capacidade de seu lĂder em compreender e agir diante do cenário constante de mudança, definindo metas e desafios e conduzindo sua equipe na direção de atingi-los. O sucesso de uma organização Ă© fruto da capacidade de seu lĂder em compreender e agir diante do cenário constante de mudança, definindo metas e desafios e conduzindo sua equipe na direção de atingi-los.
Várias organizações nĂŁo sobrevivem apĂłs a perda de seu lĂder. Sucessões no comando das empresas podem levá-las ao fracasso. A ausĂŞncia do lĂder nĂŁo Ă© superada. Muitos sĂŁo os exemplos que comprovam essa afirmação. Portanto, o lĂder faz a diferença. Essa realidade Ă© ainda mais evidente nos escritĂłrios de Arquitetos e Designers de Interiores, bem como, nas inĂşmeras pequenas e mĂ©dias empresas do setor. Um sonho. Um objetivo. E metas claras e compreendidas.
O LĂder precisa ter um sonho, uma visĂŁo, em associação com o seu negĂłcio e que lhe dĂŞ prazer, satisfação pessoal. Algo que possa se transformar em um grande diferencial para a sua empresa. Um sonho que contamine de energia toda a sua organização. É fundamental que essa capacidade de sonhar possa estar conectada com a percepção das mudanças e a habilidade de se antecipar, conduzindo a sua organização com segurança mesmo quando o mar está revolto (crises). O LĂder nĂŁo reclama de crises. O LĂder enfrenta a crise com idĂ©ias (um sonho, um plano).
É fundamental que o LĂder transmita esse sonho, essa visĂŁo para toda a sua REDE organização composta por seu funcionários e prestadores de serviço: gesseiro, eletricista, pintor, etc). As pessoas de sua organização vĂŁo seguir o LĂder de forma efetiva quanto mais estiverem envolvidas nesse sonho.
A definição de metas claras e a análise constante de resultados e sua transmissão para as pessoas de sua REDE define o processo de melhoria existente ou não em sua empresa. A formulação das metas, quantitativas ou qualitativas, deve ser compartilhada com todos da sua organização, de forma a torná-las concretas e obter o envolvimento na sua materialização. Reúna seus assistentes e prestadores de serviço e estabeleça em conjunto programas de melhoria. Por exemplo: redução de prazo para determinadas obras ou a redução de retrabalhos. Com seus assistentes, defina metas de faturamento por cliente.
Um lĂder admirado e diferenciado
Espera-se que o LĂder inspire confiança. O LĂder deve ser admirado por sua clara diferença, sem que isso signifique que ele seja inatingĂvel. O diferencial do LĂder, entretanto, precisa estar associado com a sua capacidade de correr riscos, sua criatividade, sua determinação mas, igualmente, sua compreensĂŁo para a ansiedade natural do ser humano diante da mudança. O LĂder envolve as pessoas ao seu redor a partir de uma postura atĂ© agressiva, sem paternalismo mas, tambĂ©m, sem excessivos altos e baixos em seu humor.
Liberdade e responsabilidade
As pessoas de sua equipe sĂł andam se vocĂŞ movĂŞ-las para a direita ou para a esquerda? Que tipo de autonomia essas pessoas recebem? Na sua ausĂŞncia todos sabem o que fazer e como fazer as coisas? Ou vocĂŞ Ă© o tipo de LĂder que gosta de que todos “dependam” de vocĂŞ? O LĂder verdadeiro transfere responsabilidade para todos os integrantes de sua REDE. Assim, essas pessoas sentem-se compromissadas com o resultado.
Pessoas que sĂł fazem concordar com vocĂŞ acrescentam pouco para a melhoria da sua organização. Encoraje as pessoas a discordarem abertamente do LĂder. Crie oportunidades para que isso aconteça de forma natural. Lembre-se: o seu sonho Ă© fundamental. Para realizá-lo vocĂŞ precisa de pessoas envolvidas. Portanto, nĂŁo abra mĂŁo do seu sonho, das grandes metas, mas negocie a melhor maneira de chegar atĂ© lá. Lembre-se, algumas pessoas podem ter soluções melhores do que as suas.
Avaliação e reconhecimento.
As pessoas esperam de seu LĂder uma avaliação justa e criteriosa do seu desempenho. Esse feedback deve ser realizado de forma pessoal em um ambiente favorável, com a possibilidade de ampla discussĂŁo dos conceitos expostos. Todos os integrantes da sua REDE devem receber feedback periodicamente. Quanto mais essa avaliação estiver associada ao nĂvel de satisfação manifestado pelo Cliente mais relevante será o exercĂcio com seus colaboradores.
Um elogio vale muito mais do que dinheiro. Com certeza, vocĂŞ já ouviu essa frase. As recompensas psicolĂłgicas tem um valor extraordinário e duradouro. O dinheiro acaba. O orgulho de ter sido reconhecido no grupo se transforma em uma medalha sempre Ă mostra. Envolva nas comemorações os familiares de seus prestadores de serviço. Compartilhar com a famĂlia uma conquista Ă© outro momento inesquecĂvel na vida de todas as pessoas.
Capacidade de ensinar
Se um LĂder nĂŁo Ă© capaz de ensinar nĂŁo deveria ter pessoas sob sua liderança. Uma organização onde as pessoas nĂŁo aprendem o tempo todo nĂŁo pode ter sucesso a longo prazo. É papel do LĂder criar um clima favorável ao aprendizado. Promova eventos de aprendizado com os integrantes de sua REDE: encontros, reuniões com palestrantes externos, convide fornecedores para expor novas tĂ©cnicas etc.