O perfil do líder define o sucesso

O sucesso de uma organização é fruto da capacidade de seu líder em compreender e agir diante do cenário constante de mudança, definindo metas e desafios e conduzindo sua equipe na direção de atingi-los. O sucesso de uma organização é fruto da capacidade de seu líder em compreender e agir diante do cenário constante de mudança, definindo metas e desafios e conduzindo sua equipe na direção de atingi-los.

Várias organizações não sobrevivem após a perda de seu líder. Sucessões no comando das empresas podem levá-las ao fracasso. A ausência do líder não é superada. Muitos são os exemplos que comprovam essa afirmação. Portanto, o líder faz a diferença. Essa realidade é ainda mais evidente nos escritórios de Arquitetos e Designers de Interiores, bem como, nas inúmeras pequenas e médias empresas do setor. Um sonho. Um objetivo. E metas claras e compreendidas.

O Líder precisa ter um sonho, uma visão, em associação com o seu negócio e que lhe dê prazer, satisfação pessoal. Algo que possa se transformar em um grande diferencial para a sua empresa. Um sonho que contamine de energia toda a sua organização. É fundamental que essa capacidade de sonhar possa estar conectada com a percepção das mudanças e a habilidade de se antecipar, conduzindo a sua organização com segurança mesmo quando o mar está revolto (crises). O Líder não reclama de crises. O Líder enfrenta a crise com idéias (um sonho, um plano).

É fundamental que o Líder transmita esse sonho, essa visão para toda a sua REDE organização composta por seu funcionários e prestadores de serviço: gesseiro, eletricista, pintor, etc). As pessoas de sua organização vão seguir o Líder de forma efetiva quanto mais estiverem envolvidas nesse sonho.

A definição de metas claras e a análise constante de resultados e sua transmissão para as pessoas de sua REDE define o processo de melhoria existente ou não em sua empresa. A formulação das metas, quantitativas ou qualitativas, deve ser compartilhada com todos da sua organização, de forma a torná-las concretas e obter o envolvimento na sua materialização. Reúna seus assistentes e prestadores de serviço e estabeleça em conjunto programas de melhoria. Por exemplo: redução de prazo para determinadas obras ou a redução de retrabalhos. Com seus assistentes, defina metas de faturamento por cliente.

Um líder admirado e diferenciado
Espera-se que o Líder inspire confiança. O Líder deve ser admirado por sua clara diferença, sem que isso signifique que ele seja inatingível. O diferencial do Líder, entretanto, precisa estar associado com a sua capacidade de correr riscos, sua criatividade, sua determinação mas, igualmente, sua compreensão para a ansiedade natural do ser humano diante da mudança. O Líder envolve as pessoas ao seu redor a partir de uma postura até agressiva, sem paternalismo mas, também, sem excessivos altos e baixos em seu humor.

Liberdade e responsabilidade
As pessoas de sua equipe só andam se você movê-las para a direita ou para a esquerda? Que tipo de autonomia essas pessoas recebem? Na sua ausência todos sabem o que fazer e como fazer as coisas? Ou você é o tipo de Líder que gosta de que todos “dependam” de você? O Líder verdadeiro transfere responsabilidade para todos os integrantes de sua REDE. Assim, essas pessoas sentem-se compromissadas com o resultado.

Pessoas que só fazem concordar com você acrescentam pouco para a melhoria da sua organização. Encoraje as pessoas a discordarem abertamente do Líder. Crie oportunidades para que isso aconteça de forma natural. Lembre-se: o seu sonho é fundamental. Para realizá-lo você precisa de pessoas envolvidas. Portanto, não abra mão do seu sonho, das grandes metas, mas negocie a melhor maneira de chegar até lá. Lembre-se, algumas pessoas podem ter soluções melhores do que as suas.

Avaliação e reconhecimento.
As pessoas esperam de seu Líder uma avaliação justa e criteriosa do seu desempenho. Esse feedback deve ser realizado de forma pessoal em um ambiente favorável, com a possibilidade de ampla discussão dos conceitos expostos. Todos os integrantes da sua REDE devem receber feedback periodicamente. Quanto mais essa avaliação estiver associada ao nível de satisfação manifestado pelo Cliente mais relevante será o exercício com seus colaboradores.

Um elogio vale muito mais do que dinheiro. Com certeza, você já ouviu essa frase. As recompensas psicológicas tem um valor extraordinário e duradouro. O dinheiro acaba. O orgulho de ter sido reconhecido no grupo se transforma em uma medalha sempre à mostra. Envolva nas comemorações os familiares de seus prestadores de serviço. Compartilhar com a família uma conquista é outro momento inesquecível na vida de todas as pessoas.

Capacidade de ensinar
Se um Líder não é capaz de ensinar não deveria ter pessoas sob sua liderança. Uma organização onde as pessoas não aprendem o tempo todo não pode ter sucesso a longo prazo. É papel do Líder criar um clima favorável ao aprendizado. Promova eventos de aprendizado com os integrantes de sua REDE: encontros, reuniões com palestrantes externos, convide fornecedores para expor novas técnicas etc.

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