Para liderar melhor, vĂ¡ pra escola

O lĂ­der que Ă© lĂ­der, nĂ£o por imposiĂ§Ă£o do cargo mas pela coerĂªncia da prĂ¡tica, fatalmente, Ă© pai de muitos rebentos. Porque assume para si a prazerosa responsabilidade de enxergar qualidades, estimular ajustes, estabelecer limites, antecipar cenĂ¡rios e apontar caminhos. SĂ£o seis horas da manhĂ£ de sĂ¡bado e tenho dois dilemas: desafios para minha liderança. O primeiro Ă© sair da minha cama, gostosa e quentinha, imediatamente, antes que as pĂ¡lpebras cansadas, ressentidas que estĂ£o pelas poucas horas de sono da Ăºltima semana, dĂªem ouvidos Ă  razĂ£o: sĂ¡bia conselheira.

O segundo, Ă© obter resultados semelhantes de um garotinho de 10 anos, que dorme com aquela expressĂ£o angelical que os pais conhecem tĂ£o bem.

Certamente, o lado esquerdo do nosso cĂ©rebro, reino da razĂ£o & cia, tem influĂªncia fundamental para o sucesso que temos na vida. Mas, para vencer a minha batalha pessoal com o dilema primeiro, o que pesou mesmo foi o hemisfĂ©rio vizinho, o direito, recanto das emoções, criatividade e afins.

A conquista seguinte foi obtida com tato: me aproximei de mansinho, depositei um beijo no rostinho daquela adorĂ¡vel criança e disse baixinho, – bom-dia, querido. ApĂ³s alguns instantes, ele se remexeu preguiçoso e com os olhos pregados de sono, perguntou, – que horas sĂ£o? – JĂ¡ sĂ£o seis e vinte: vamos jogar uma bolinha? Respondi. Foi pimba na gorducha, como diz o Guilherme: gol de placa. E, apĂ³s o corre-corre rotineiro, lĂ¡ fomos nĂ³s participar dos jogos internos da Escola Bom Jesus, para alunos da 5a. sĂ©rie.

Liderar faz parte das minhas atividades, cujo foco Ă© motivaĂ§Ă£o e vendas, na missĂ£o de inspirar pessoas que elegi para toda a vida. E, como fazĂª-lo sem ter liderança?

JĂ¡ vi barbaridades serem praticadas com a desculpa de pĂ´r ordem na casa, cumprir metas, motivar e liderar. E creio que, durante o meu aprendizado devo ter sido autor de algumas obras, tambĂ©m.

Mas a questĂ£o Ă©: se nĂ£o fosse pela sinistra ameaça escondida naquele jeito de olhar ou no tom de voz, na pilhĂ©ria sem graça, em previsões alarmantes e outros subterfĂºgios mais, quem e quantos, em plena sanidade, seguiriam os chefes do estilo “prendo e arrebento”, metidos a pretensos lĂ­deres?

Na escola a desordem organizada e alegre era a tĂ´nica, terreno fĂ©rtil para aprender sobre liderança. Acompanhei o Gui do campo para as quadras cumprindo Ă  risca o meu papel de paizĂ£o, que sou. Lambendo a cria, mesmo que Ă  distĂ¢ncia, agradecido por mais esses momentos que o bom Deus nos proporcionou. Que alegria observar aqueles 46 cm que eu vi nascer, lambuzado de vida, indo pra cĂ¡ e pra lĂ¡, brincando em equipe, apontando, seguindo, chorando, sorrindo e recebendo orgulhoso a sua medalha na competiĂ§Ă£o, junto com seus companheiros, um verdadeiro campeĂ£o.

O lĂ­der que Ă© lĂ­der, nĂ£o por imposiĂ§Ă£o do cargo mas pela coerĂªncia da prĂ¡tica, fatalmente, Ă© pai de muitos rebentos. Porque assume para si a prazerosa responsabilidade de enxergar qualidades, estimular ajustes, estabelecer limites, antecipar cenĂ¡rios e apontar caminhos. E faz isso tudo e ainda mais, temperado com humor, firmeza, e por que nĂ£o, amor.

Afinal, Ă© pai. Que recebe como parte das recompensas, a oportunidade de compartilhar o aprendizado que o crescimento dos seus pupilos proporciona.

AlĂ©m do meu prĂ³prio filho, outras crianças prenderam a minha atenĂ§Ă£o. Em especial, aquelas que foram esforçadas coadjuvantes em determinado esporte, desajeitadas como patinhos fora d””Ă¡gua. E depois pareciam outras, quando competiram em suas especialidades: de patos na terra se transformaram em cisnes deslizando n””Ă¡gua e tambĂ©m conquistaram medalhas.

Sem dĂºvida, este Ă© um dos principais papĂ©is do lĂ­der: perceber o habitat certo para cada membro da sua equipe, a posiĂ§Ă£o em que a pessoa se identifica mais e vai render melhor. Por outro lado, Ă© do interesse pessoal de cada um ser lĂ­der de si prĂ³prio e se aprimorar continuamente: autoliderança, em minha opiniĂ£o, Ă© o primeiro passo para se tornar um grande lĂ­der.

ConteĂºdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima