Da sobrevivĂȘncia ao sucesso no varejo A maioria dos pequenos lojistas sofre com as estratĂ©gias e com o poder comercial das grandes redes varejistas. Tem a sensação de que vĂŁo sucumbir diante da agressividade, preços e condiçÔes especiais de pagamento que as grandes redes praticam.
O uso dos meios de comunicação pelas grandes redes leva os pequenos e mĂ©dios empresĂĄrios a viverem psicologicamente imobilizados. VĂȘem apenas onde sĂŁo mais fracos e limitam o sucesso no varejo a preço e prazo de pagamento. Para muitos, o fracasso estĂĄ determinado. Ă uma questĂŁo de tempo.
As grandes redes tĂȘm poder de compra e de mĂdia, mas nĂŁo conseguem ter tanto sucesso no relacionamento com os clientes como as lojas regionais. SĂŁo abrangentes, mas nĂŁo sĂŁo especĂficas porque isso se torna muito caro e complexo para elas. Ser especĂfico Ă© um diferencial: com um investimento pequeno, vocĂȘ pode dirigir suas estratĂ©gias para uma cidade, bairro ou um pĂșblico especĂfico.
Como trabalhar um pĂșblico em especial?
1. VocĂȘ pode apoiar uma entidade carente, hospital, creche ou asilo. Em um mĂȘs doar 0,5% do seu faturamento e divulgar isso aos seus clientes, com um banner: ?Este mĂȘs vocĂȘ estĂĄ ajudando o hospital X?.
2. Pense em um projeto ?em nossa loja este Ă© o mĂȘs do…?. Por exemplo: professore. Procure a prefeitura e consiga a relação dos professores do municĂpio. Visite as escolas particulares e faça o mesmo. Faça um folder ou uma carta e informe-os de que sua empresa criou uma promoção dirigida a eles. Uma loja de perfumes em Londrina conseguiu aumentar suas vendas em 14%, oferecendo aos clientes a semana do queijo e vinho. Para isso, apenas arrumaram uma mesa com uma toalha muito bonita, colocaram balde com gelo, um vinho e uma travessa com dois tipos de queijo. O bastante para as pessoas se sentirem acolhidas e valorizadas. Comprar os perfumes foi mera questĂŁo de oportunidade.
Como conseguir preços mais competitivos?
1. Procure outros proprietĂĄrios do mesmo segmento por meio da associação comercial que vocĂȘ integra e se associe para negociar com os fornecedores, assim terĂĄ maior poder de barganha.
2. Planeje uma ação de vendas em sua loja, chame seus fornecedores, mostre o que vocĂȘ vai fazer e pergunte se eles tĂȘm interesse em colocar seus produtos nessa campanha. Fornecedores gostam de lojistas que tĂȘm iniciativa e força de vontade. VocĂȘ se surpreenderĂĄ positivamente.
Como dar mais prazo de pagamento aos clientes?
Procure uma instituição financeira (como as grandes redes fazem) e torne-se parceiro. VocĂȘ poderĂĄ fazer financiamentos para seus clientes em atĂ© 24 meses ou mais. Aceite todos os cartĂ”es de crĂ©dito e capitalize sua empresa reinvestindo seu lucro, por menor que seja. Em poucos anos vocĂȘ tambĂ©m terĂĄ financiamento prĂłprio.
O caminho para tornar sua loja rentĂĄvel, lucrativa e admirada pelos clientes nĂŁo passa por preço, prazo de pagamento e propaganda em mĂdia. O que farĂĄ de sua loja uma empresa saudĂĄvel, alegre e sĂłlida Ă© sua iniciativa, força de vontade, garra e muito, mas muito, trabalho sĂ©rio, com dedicação 100%.