Da sobrevivência ao sucesso nas pequenas e médias lojas de varejo

Da sobrevivência ao sucesso no varejo A maioria dos pequenos lojistas sofre com as estratégias e com o poder comercial das grandes redes varejistas. Tem a sensação de que vão sucumbir diante da agressividade, preços e condições especiais de pagamento que as grandes redes praticam.

O uso dos meios de comunicação pelas grandes redes leva os pequenos e médios empresários a viverem psicologicamente imobilizados. Vêem apenas onde são mais fracos e limitam o sucesso no varejo a preço e prazo de pagamento. Para muitos, o fracasso está determinado. É uma questão de tempo.

As grandes redes têm poder de compra e de mídia, mas não conseguem ter tanto sucesso no relacionamento com os clientes como as lojas regionais. São abrangentes, mas não são específicas porque isso se torna muito caro e complexo para elas. Ser específico é um diferencial: com um investimento pequeno, você pode dirigir suas estratégias para uma cidade, bairro ou um público específico.

Como trabalhar um público em especial?
1. Você pode apoiar uma entidade carente, hospital, creche ou asilo. Em um mês doar 0,5% do seu faturamento e divulgar isso aos seus clientes, com um banner: ?Este mês você está ajudando o hospital X?.

2. Pense em um projeto ?em nossa loja este é o mês do…?. Por exemplo: professore. Procure a prefeitura e consiga a relação dos professores do município. Visite as escolas particulares e faça o mesmo. Faça um folder ou uma carta e informe-os de que sua empresa criou uma promoção dirigida a eles. Uma loja de perfumes em Londrina conseguiu aumentar suas vendas em 14%, oferecendo aos clientes a semana do queijo e vinho. Para isso, apenas arrumaram uma mesa com uma toalha muito bonita, colocaram balde com gelo, um vinho e uma travessa com dois tipos de queijo. O bastante para as pessoas se sentirem acolhidas e valorizadas. Comprar os perfumes foi mera questão de oportunidade.

Como conseguir preços mais competitivos?

1. Procure outros proprietários do mesmo segmento por meio da associação comercial que você integra e se associe para negociar com os fornecedores, assim terá maior poder de barganha.
2. Planeje uma ação de vendas em sua loja, chame seus fornecedores, mostre o que você vai fazer e pergunte se eles têm interesse em colocar seus produtos nessa campanha. Fornecedores gostam de lojistas que têm iniciativa e força de vontade. Você se surpreenderá positivamente.

Como dar mais prazo de pagamento aos clientes?
Procure uma instituição financeira (como as grandes redes fazem) e torne-se parceiro. Você poderá fazer financiamentos para seus clientes em até 24 meses ou mais. Aceite todos os cartões de crédito e capitalize sua empresa reinvestindo seu lucro, por menor que seja. Em poucos anos você também terá financiamento próprio.

O caminho para tornar sua loja rentável, lucrativa e admirada pelos clientes não passa por preço, prazo de pagamento e propaganda em mídia. O que fará de sua loja uma empresa saudável, alegre e sólida é sua iniciativa, força de vontade, garra e muito, mas muito, trabalho sério, com dedicação 100%.

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