Da sobrevivĂȘncia ao sucesso nas pequenas e mĂ©dias lojas de varejo

Da sobrevivĂȘncia ao sucesso no varejo A maioria dos pequenos lojistas sofre com as estratĂ©gias e com o poder comercial das grandes redes varejistas. Tem a sensação de que vĂŁo sucumbir diante da agressividade, preços e condiçÔes especiais de pagamento que as grandes redes praticam.

O uso dos meios de comunicação pelas grandes redes leva os pequenos e mĂ©dios empresĂĄrios a viverem psicologicamente imobilizados. VĂȘem apenas onde sĂŁo mais fracos e limitam o sucesso no varejo a preço e prazo de pagamento. Para muitos, o fracasso estĂĄ determinado. É uma questĂŁo de tempo.

As grandes redes tĂȘm poder de compra e de mĂ­dia, mas nĂŁo conseguem ter tanto sucesso no relacionamento com os clientes como as lojas regionais. SĂŁo abrangentes, mas nĂŁo sĂŁo especĂ­ficas porque isso se torna muito caro e complexo para elas. Ser especĂ­fico Ă© um diferencial: com um investimento pequeno, vocĂȘ pode dirigir suas estratĂ©gias para uma cidade, bairro ou um pĂșblico especĂ­fico.

Como trabalhar um pĂșblico em especial?
1. VocĂȘ pode apoiar uma entidade carente, hospital, creche ou asilo. Em um mĂȘs doar 0,5% do seu faturamento e divulgar isso aos seus clientes, com um banner: ?Este mĂȘs vocĂȘ estĂĄ ajudando o hospital X?.

2. Pense em um projeto ?em nossa loja este Ă© o mĂȘs do…?. Por exemplo: professore. Procure a prefeitura e consiga a relação dos professores do municĂ­pio. Visite as escolas particulares e faça o mesmo. Faça um folder ou uma carta e informe-os de que sua empresa criou uma promoção dirigida a eles. Uma loja de perfumes em Londrina conseguiu aumentar suas vendas em 14%, oferecendo aos clientes a semana do queijo e vinho. Para isso, apenas arrumaram uma mesa com uma toalha muito bonita, colocaram balde com gelo, um vinho e uma travessa com dois tipos de queijo. O bastante para as pessoas se sentirem acolhidas e valorizadas. Comprar os perfumes foi mera questĂŁo de oportunidade.

Como conseguir preços mais competitivos?

1. Procure outros proprietĂĄrios do mesmo segmento por meio da associação comercial que vocĂȘ integra e se associe para negociar com os fornecedores, assim terĂĄ maior poder de barganha.
2. Planeje uma ação de vendas em sua loja, chame seus fornecedores, mostre o que vocĂȘ vai fazer e pergunte se eles tĂȘm interesse em colocar seus produtos nessa campanha. Fornecedores gostam de lojistas que tĂȘm iniciativa e força de vontade. VocĂȘ se surpreenderĂĄ positivamente.

Como dar mais prazo de pagamento aos clientes?
Procure uma instituição financeira (como as grandes redes fazem) e torne-se parceiro. VocĂȘ poderĂĄ fazer financiamentos para seus clientes em atĂ© 24 meses ou mais. Aceite todos os cartĂ”es de crĂ©dito e capitalize sua empresa reinvestindo seu lucro, por menor que seja. Em poucos anos vocĂȘ tambĂ©m terĂĄ financiamento prĂłprio.

O caminho para tornar sua loja rentåvel, lucrativa e admirada pelos clientes não passa por preço, prazo de pagamento e propaganda em mídia. O que farå de sua loja uma empresa saudåvel, alegre e sólida é sua iniciativa, força de vontade, garra e muito, mas muito, trabalho sério, com dedicação 100%.

ConteĂșdos Relacionados

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia sĂŁo escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĂșri (no caso, o capitĂŁo do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima