A angústia da vida profissional

Enfrente as angústias da vida profissional e siga no caminho do sucesso da sua carreira em vendas! Em relação ao mundo corporativo, costumo dizer o seguinte: manda quem pode, obedece quem precisa, muda quem tem juízo. Essa última parte é por minha conta, mas eu já pensei diferente no passado. Reconheço que é bem mais fácil pensar assim depois de certa idade, quando você sabe exatamente o que quer e, principalmente, quando você trabalha de cabeça erguida. Dessa forma, pensar diferente é um exercício gratificante para não se deixar escravizar ? apesar da necessidade que, na maioria dos casos, sempre fala mais alto.

A mudança é o caminho mais adequado para livrá-lo das tolices que mancham o mundo corporativo e para colocar todo o seu potencial em prática num lugar onde você possa ser tratado como ser humano. Você é a única pessoa capaz de reverter o quadro depreciativo que pintam a seu respeito e a respeito do seu trabalho, por mais esforçado que você tente parecer.

Concordo plenamente com o escritor James Hunter, autor de O Monge e o Executivo, quando diz: ?Os seres humanos têm um profundo anseio por significado e propósito em sua vida e retribuirão a quem os ajudar a atender a essa necessidade. Eles querem acreditar que o que estão fazendo é importante, que serve a um desígnio e que agrega valor ao mundo?. Isso vale para o mais simples dos mortais.

Embora as circunstâncias mudem e as oportunidades sejam freqüentes, muitos profissionais ainda se submetem a essa filosofia de vida (por medo ou insegurança), enquanto o verdadeiro potencial vai escapando pelo vão dos dedos sem que seja capaz de esboçar a mínima reação.

O fato de não ter conseguido me livrar definitivamente desse ditado me fez reconstruí-lo a fim de torná-lo mais digerível. Leva tempo para conseguirmos destruir alguns paradigmas plantados involuntariamente em nossa cabeça. Hoje, cada vez que alguém dispara essa máxima perto de mim, complemento: ?E muda quem tem juízo?.

Conheço um número razoável de profissionais que deram a volta por cima e, a despeito de todas as dificuldades encontradas no caminho, tiveram a coragem de se reposicionar no mercado para conquistar um lugar ao sol, optando, em muitos casos, por uma renda menor ao reconsiderar o fato de que o dinheiro jamais conseguirá compensar a ausência da paz de espírito.

O mundo é repleto de oportunidades e, por menos conhecimento que alguém possa apresentar sobre determinado assunto, existe uma força sobrenatural dentro de cada ser humano capaz de transformá-lo em exímio conhecedor daquilo que ele estiver realmente determinado a realizar. É praticamente impossível o universo não trabalhar a seu favor se você estiver convicto de que as adversidades são condições temporárias e que a força de vontade e a determinação são as únicas virtudes capazes de recolocá-lo em um ambiente mais merecedor da sua energia, inteligência e da sua valiosa companhia.

Olhe ao redor e admire a legião de profissionais que abriram mão de um cargo altamente promissor em grandes corporações e seus respectivos benefícios em troca de mais dignidade, qualidade de vida e tempo para a família. Além disso, quantos amigos e colegas de trabalho pararam de brigar consigo mesmo, com o chefe e com a conta bancária, partindo para uma missão diferente muito antes de você expressar a primeira reclamação.

A angústia da vida profissional é eterna. Por mais recompensadora que possa parecer, a aposentadoria será o início de novos dilemas que surgirão com a idade e com a eterna necessidade de se sentir útil perante a sociedade. Como diz César Souza, autor de Você é do Tamanho de Seus Sonhos, se você não existisse, o universo não seria o mesmo. Portanto, pare de sofrer com coisas pequenas e comece a provar a si mesmo que você é superior a tudo isso.

Nada resiste ao trabalho e ao desejo irreversível de subir na vida. Se você mantiver uma postura irreparável no caminho e assumir o compromisso de crescer e de aprender todos os dias até o fim da vida, ainda que você tenha de cair e levantar inúmeras vezes, seus pais, seus verdadeiros amigos e, principalmente, sua família, agradecem de coração. Pense nisso e seja feliz!

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima