A arte de comer

Veja como é simples atingir a ingestão mínima diária de 400 gramas de vegetais e frutas que a Organização Mundial da Saúde recomenda. Coma, todos os dias, várias cores. As cores funcionam como guia para identificação de nutrientes e fitoquímicos. Então… garfos fashion à mesa! Coloque cores no seu prato!

Por Drª Marília Fernandes

Veja como é simples atingir a ingestão mínima diária de 400 gramas de vegetais e frutas que a Organização Mundial da Saúde recomenda. Coma, todos os dias, várias cores. As cores funcionam como guia para identificação de nutrientes e fitoquímicos. Então… garfos fashion à mesa!

Laranja?Amarelo. Vegetais e frutas laranjas são ricos em betacaroteno, antioxidante que fortalece o sistema imunológico. O grupo amarelo contém as vitaminas antioxidantes C e E, ácido fólico, que previne defeitos neurológicos em recém-nascidos e reduz os riscos de doenças do coração. São eles: mamão, damasco, laranja, maracujá, melão, abacaxi, batata, tomate, pimentão.

Vermelho. É licopeno que dá cor vermelha ao tomate, goiaba, melancia, mamão e damasco. Tem grande poder antioxidante e previne doenças do coração e câncer, como o de próstata.

Verde. Presente nos carotenóides luteína e zeaxantina, encontrados no espinafre, brócolis, couve flor, couve manteiga, couve de bruxelas, repolho, almeirão, mostarda, acelga, pimentão, kiwi e outros. Protegem a saúde dos olhos. Também têm ácido fólico, fibras e minerais essenciais.

Azul?Púrpura. A antocianina, pigmento da cor preta, vermelha, púrpura e azulada de diversas frutas e vegetais, reduz a oxidação da LDL-Colesterol, previne a agregação plaquetária, o câncer e infecções do trato urinário. Está presente na berinjela, repolho roxo, amora, cereja, nectarina, uva rosada, framboesa.

Branco. Vegetais da família da cebola, incluindo o alho, a cebolinha, o alho poró, contêm o fitoquímico alicina que reduz o colesterol e a pressão sanguínea. Combate infecções.

Marrom. São os frutos oleaginosos (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, sementes). Com elevada quantidade de gorduras, em sua maioria (75%) de ótima qualidade: ácido oléico (gordura monoinsaturada) e ácido linoléico (gordura poliinsaturada). Contém ainda fibras insolúveis, minerais como selênio, zinco, cálcio, ferro, magnésio, cobre, potássio, Vitaminas E, B1, B2, niacina, ácido fólico, B6 e proteínas (em torno de 20%).

Frase: ?Estou convencido de que a digestão é o grande segredo da vida? ? Rev. Sydney Smith

Marília Fernandes é nutricionista, consultora pessoal e de empresas nas áreas de Educação Alimentar, Qualidade de Vida e Bem Estar, Nutracêutica, Estética, Longevidade Saudável, Atividade Física, Marketing alimentício e Saúde Ocupacional. E-mail: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima