A arte de ser, fazer e ter

Uma das minhas frases favoritas é ?Você tem de ser antes de poder fazer e antes de poder ter?. Você tem de ser uma pessoa de caráter e fazer coisas certas, e então poderá ter o que realmente quer. E alcançar o sucesso! Para fazer válida a teoria ?ser, fazer e ter?, vamos tomar como exemplo a sua própria vida: Uma das minhas frases favoritas é ?Você tem de ser antes de poder fazer e antes de poder ter?. Você tem de ser uma pessoa de caráter e fazer coisas certas, e então poderá ter o que realmente quer. E alcançar o sucesso! Para fazer válida a teoria ?ser, fazer e ter?, vamos tomar como exemplo a sua própria vida:

1 – Desenhe duas linhas verticais e faça três colunas em uma folha de papel.

2 – No topo da coluna da esquerda, escreva SER, na do meio escreva FAZER, e na última coluna, escreva TER.

3 – Na coluna da direita, liste todas as coisas que realmente quer na vida, tudo, como por exemplo uma boa educação, um bom relacionamento familiar, uma casa nova bonita, um automóvel luxuoso, uma viagem pelos lugares mais bonitos do mundo, perder peso, um emprego realizador e com um ótimo salário, uma casa na praia para os fins de semana ? bem, você escolhe o que quer.

4 – Trabalhe agora na lista do meio, identificando o que tem de ter para conseguir tudo o que colocou na lista da direita. Por exemplo, digamos que você quer um casamento de sucesso. O que colocar então na lista do FAZER? Bem, tenho um pouco de experiência nesta área (afinal, são 70 anos de um ótimo casamento), por isso posso dar uma ajuda. Para ter um ótimo casamento você tem de, por exemplo: estar disposto a partilhar sua intimidade, seus pensamentos e interesses com seu/sua companheiro/a. Tem de suportar mais do que dividir o peso, e ainda encorajar o outro quando estiver desanimado, e defendê-lo do criticismo. Tem de relembrar das datas e ocasiões especiais. Ser particularmente prestativo e compreensivo quando seu cônjuge estiver num péssimo dia e não se sente bem, ou quando teve um dia ruim no trabalho. Aplique a filosofia do ?você pode ter tudo o que quer de seu casamento se simplesmente ajudar seu/sua companheiro/a a conseguir o que quer?. A lista de todos varia bastante porque cada um de nós tem necessidades, crenças e interesses únicos. Ainda assim, a fórmula permanece a mesma.

5 – Vá agora para a primeira coluna, a da esquerda, e identifique tudo o que tem de SER para conseguir FAZER e, conseqüentemente, para TER tudo o que quer. Continuando a usar o exemplo de um casamento bem-sucedido, vejamos algumas coisas que você tem de SER para conseguir sucesso neste ?empreendimento?: você tem de ser leal, fiel, atencioso, amável, cuidadoso, prestativo, empático, encorajador, persistente, comprometido, gentil, solícito, e responsável. Ufa, bastante coisa, hein? Mas, se você ainda não tem todas essas características ainda, não se desespere! Está tudo bem, porque elas são habilidades, e habilidades podem ser desenvolvidas.

Você pode usar essa fórmula básica para tudo o que quiser ter na vida. Tudo, em qualquer área. Olhe para aquilo que você tem para fazer aquilo que precisa para alcançar seus objetivos, e então examine-se para determinar que tipo de pessoa tem de SER para então FAZER aquilo que você quer TER.

Zig Ziglar é palestrante motivacional e escritor. Aprenda mais de ZigZiglar no site www.ziglartraining.com, onde poderá assinar o newsletter semanal gratuito. Artigo reproduzido com permissão. Todos os direitos reservados.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima