A arte de superar desafios e fidelizar clientes

supervendedor Adelvan Silva de Assuncao

Até 2012, Adelvan Silva de Assunção, consultor de vendas da I9 Brindes, não se imaginava nessa profissão. Mas quando a oportunidade de deixar de ser auxiliar administrativo para migrar para a área comercial surgiu, ele resolveu aceitar o desafio. E aí, bastou pouco tempo para se apaixonar. “Fui impulsionado e motivado por uma área nova e até então desconhecida. Com dedicação e empenho consegui me firmar e hoje posso dizer que faço o que mais gosto”, declara.

Ele lamenta apenas não ter iniciado na área antes, mas acredita que nunca é tarde para fazer algo novo e se encontrar profissionalmente. Prova disso é que por mais que sua carreira seja relativamente curta – são apenas seis anos atuando como consultor, neste tempo ele já conseguiu conquistar muitos resultados positivos, crescimento profissional, intelectual e financeiro, e até mesmo um prêmio!

Prêmio IEV

No início deste ano, com o objetivo de desafiar seus clientes a acelerarem suas vendas, o IEV (Instituto de Especialização em Vendas) propôs que as empresas fizessem uma campanha de vendas com tema livre (elas poderiam vender um produto específico, diminuir descontos, e assim por diante).

Os vencedores, então, seriam premiados com um troféu e uma quantia em dinheiro e participariam de um evento especial, em que poderiam se desenvolver – assistindo palestras com especialistas –, além de concorrer a prêmios que seriam sorteados (bicicleta, televisão, cafeteira, churrasqueira etc.).

Durante o processo de definição dos vendedores, um mapeamento inicial das empresas foi realizado, para definir as cinco melhores campanhas, e os vendedores que se destacaram nessas campanhas foram identificados e convidados a participar de uma mesa redonda. Depois disso, os profissionais foram entrevistados e os jurados escolheram os vencedores.

Na I9 Brindes, Adelvan participou de uma campanha de reativação de clientes que aumentou as vendas e representou um crescimento financeiro de mais de R$ 120 mil. Sozinho, ele foi responsável por 56% desse resultado, o que garantiu a ele o troféu do Prêmio IEV. “Ganhar esse prêmio foi muito importante para mim e para a I9 Brindes. Foi sensacional, uma grande experiência que me fez crescer como profissional e me proporcionou um aprendizado único, que levarei para a vida”, garante.

Além dos resultados, os jurados também avaliaram criatividade, engajamento, resiliência, domínio das técnicas de vendas, disciplina e crescimento intelectual. Habilidades e atitudes que, de acordo com Adelvan, são fundamentais para um supervendedor. No entanto, ele se apressa em dizer que “só” isso não basta. Acima de tudo, é preciso ter ética profissional, vender de forma inteligente e cativar clientes com um carisma natural.

Apesar de reconhecer tudo isso e de saber da sua competência, modesto, Adelvan revela que não se considera um supervendedor. “Ainda não. Há um vasto universo de conhecimento que preciso buscar para abrir novos horizontes. Preciso me aperfeiçoar na área de vendas, com cursos e uma formação mais específica”, explica.

Diferenciais no dia a dia

Reativar um cliente e garantir a fidelização. Essas são as principais dificuldades que Adelvan enfrenta em sua rotina como consultor de vendas. E é justamente superando-as que ele se destaca. Afinal, não apenas na I9 Brindes, como também no IEV, todos o reconhecem por ter essas habilidades bem desenvolvidas. Ele explica o que faz para que isso seja possível. “Se o cliente está inativo é porque algo aconteceu. Sempre me coloco como solucionador desses acontecimentos. Ele precisa saber que eu estou ali, disposto a resolver qualquer problema ou dificuldade, seja relacionada ao produto, atendimento ou demais serviços prestados”. Simples e eficiente.

supervendedor Adelvan Silva de Assuncao 2Além disso, na opinião de Adelvan, o segredo para fidelizar clientes é transmitir segurança. “Acredito que passando segurança em comprar, consigo fidelizar clientes e fechar várias vendas. Isso faz de mim um especialista em vendas e não apenas um vendedor”, afirma. E ele acrescenta: “Ninguém quer ser esquecido, portanto, é preciso manter contato. Muitos vendedores cometem o erro de não telefonar, não aparecer para uma visita e não enviar nem ao menos uma mensagem. Assim, perdem vendas ou não conseguem uma boa carteira de clientes”, garante.

Ingredientes extras da receita de sucesso de Adelvan

Este supervendedor (porque não temos dúvidas de que ele merece, sim, esse adjetivo) revela ainda que, para se destacar em vendas, é essencial manter sempre o foco, ser determinado e nunca deixar a “peteca cair”. “Se em uma semana as coisas não estão se desenrolando da forma que eu gostaria, entendo que somente eu posso mudar este cenário. Então, faço o possível para transformar uma realidade negativa em algo positivo”, aponta.

Não desistir no primeiro “não” ou objeção recebida e sempre utilizar as técnicas dos especialistas em vendas são conselhos que ele também destaca e que busca colocar em prática todos os dias no seu trabalho. Mantendo o pensamento positivo e sendo proativo, as ações de Adelvan são direcionadas para proporcionar aos clientes experiências inesquecíveis através de vendas consultivas, com uma total integração fornecedor – consumidor, sendo um elo de ligação e garantindo a satisfação da empresa e do cliente.

Tudo isso nos faz ter certeza de que o prêmio IEV foi apenas o primeiro de muitos que Adelvan conquistará na sua trajetória profissional. Que as lições dele o inspirem a buscar suas próprias conquistas!

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