A Caderneta for Windows!

O princípio utilizado hoje nos atuais Programas de Fidelidade para o Comércio é o mesmo de um antigo instrumento: a caderneta. Porém os recursos que podemos oferecer agora são imensos, diria até infinitos As pessoas um pouco mais velhas e aquelas que residem no interior, conviveram ou ainda convivem com uma prática antiga e muito utilizada pelo comércio, visando fidelizar a Clientela: a Caderneta, instrumento onde o Comerciante anota quem é o Cliente, o que, quando, quanto e onde compra e quanto ele deve para o próximo dia de pagamento. Com esta prática, não só aumenta as suas vendas, como faz com que os Clientes voltem sempre a sua Loja.

Esta técnica de Fidelização de Clientes é muito simples e exige apenas um pequeno investimento para a aquisição de um caderninho ou um fichário. O mais importante neste processo é o nível de organização que o comerciante possui, pois se houver um esquecimento ele poderá perder um recebimento ou cobrar duas vezes a mesma conta, insatisfazendo sobremaneira o seu Cliente.

Com a popularização dos micro computadores e sua utilização na administração das empresas, foram disponibilizados diversos novos recursos, possibilitando que vários processos utilizados de forma precária pudessem ser incrementados.

O princípio utilizado hoje nos atuais Programas de Fidelidade para o Comercio é o mesmo deste antigo instrumento. Porém os recursos que podemos oferecer agora são imensos, diria até infinitos. Um bom, exemplo é relacionado ao número de Clientes atendidos: através de um caderninho, anotado a mão, é impossível oferecer esta vantagem a muitos Clientes, limitando muito o horizonte de atuação da Loja. Já utilizando-se de um computador, este limite não existirá mais.

Outra limitação é o risco de Crédito, pois sem tecnologia, como um Comerciante poderia calcular o limite de ?pendura? de um Cliente, evitando assim correr o risco de não receber pelas vendas realizadas.

Outro exemplo é a limitação do serviço a apenas uma loja pois, como não conseguimos estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, este recurso irá ficar nas mãos de um empregado, ficando este livre para administrá-lo da forma que quiser. Resumindo: o Comerciante fica totalmente sem controle. Sobre este mesmo problema, também podemos citar que o cliente não será reconhecido na outra loja, o insatisfazendo e possibilitando que este duplique o seu Limite de Crédito.

Fora estes problemas, fica realmente muito difícil e trabalhoso para o Comerciante analisar a venda e o resultado que representa cada Produto de seu estoque, sem falar que ele poderia utilizar este instrumento para auxiliar a sua Compra.

E agora, o que podemos esperar de uma Caderneta For Windows?

РEm primeiro lugar, evidentemente, que o n̼mero de Clientes trabalhados seja infinito;
– Em segundo, que o Sistema calcule automaticamente o Limite de Endividamento de cada Cliente, ou pelo menos por segmento de Clientes;
– Em terceiro, que se possa oferecer este instrumento em todas as suas Lojas, mesmo que o Cliente seja de uma Loja, quando estiver na outra deverá ser reconhecido como se estivesse na sua loja de origem;
РEm quarto, que os dados captados sejam oferecidos na forma de Informa̵̤es, atrav̩s de diversas vis̵es, atendendo a tudo que elas oferecem;
– Em quinto, quando um Cliente chegar a certo nível de atraso o Sistema bloqueie automaticamente novas vendas a crédito para ele, em qualquer loja, e oriente uma Cobrança eficaz;
РEm sexto, que o Sistema possibilite que implantemos um sistema de pontua̤̣o e premia̤̣o, baseado em relacionamento, valorizando os melhores Clientes.
РQue seja simples de se utilizar, com diversos recursos de seguran̤a e controle.
РEm fim, parece at̩ anuncio de venda das facas ?Ginzo?, tem mais, tem mais, e quando voc̻ pensa que acabou, descobre que ainda pode utilizar mais e mais.
Porém alguns cuidados deverão ser tomados na decisão de compra de um desses Sistemas, visto que a partir do momento que você implantar um Programa de relacionamento com seus Clientes, descontinuá-lo é muito difícil, podendo até comprometer o seu negócio:

Para ser um bom sistema, deverá ter excelente performance, escalabilidade, seguro e sem “Bug””s” e possibilitar diversos instrumentos de Controle, a fim de minimizar ao máximo possíveis Riscos de Crédito e Fraudes. Para atender a todos estes requisitos, sem dúvidas este sistema deverá ser On-line em tempo real, e estar interligado ao seu sistema de vendas (PDV ou Checkout).

Como precisaremos identificar os Clientes dentro do Sistema, porque não criar um Cartão, igual aos Cartões de Crédito, só que com a nossa marca, conhecido no mercado como ?PRIVATE LABEL?. Tecnicamente, este cartão será apenas um instrumento de identificação, porém se você analisar direitinho este será o seu melhor instrumento de Marketing, pois estará no bolso dos seus Clientes todos os dias.

Alguns detalhes deverão ser atendidos:

– Cartão de Crédito, quase todo mundo tem, porém o sentimento destas pessoas é que é um mal necessário, ?quando preciso dele, a financeira mete uma tremenda mãozona no meu bolso?, então tente diferenciar ao máximo o seu cartão de um de crédito. Poderá ser utilizado Código de barras em substituição a tarja magnética, colocar a inscrição “Cliente Especial” de forma bem legível e próximo ao nome do Cliente, informar o dia e mês do aniversário do Cliente, ter um formato diferenciado, etc.

Bom gente, a Caderneta for Windows se baseia nos mesmos princípios utilizados há muito tempo pelo Comércio, porém sem as limitações comuns dos antigos programas.

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