A campanha Viva Melhor aumentou a satisfação e diminuiu os custos da empresa

Com 87% de satisfação de seus profissionais, a Ticket conscientiza os colaboradores a cuidarem da própria saúde

No Brasil há 33 anos, a Ticket atua no setor de refeição-convênio com o Ticket Restaurante e ampliou o leque de produtos devido ao lançamento do Ticket Alimentação, Ticket Car e Ticket Transporte. A companhia atende a 53 mil empresas e 5,3 milhões de usuários, com uma rede de 280 mil estabelecimentos credenciados nos 4,8 mil municípios brasileiros.

 

Preocupada com a saúde dos seus funcionários, a Ticket elaborou o plano denominado Viva Melhor, um programa estruturado em dois grandes pilares: custos e clima organizacional. No primeiro caso, a companhia teve como objetivo reduzir os gastos com os planos de saúde oferecidos aos colaboradores, uma vez que esse porcentual varia semestralmente.

 

Eliane Aere, diretora de recursos humanos, afirmou que, depois da folha de pagamento, a saúde é um dos indicadores que mais pesa para uma organização. Através do Viva Melhor, a Ticket implantou ações diretas que ajudaram os funcionários a se conscientizarem sobre a importância de adotar cuidados com a própria saúde. Além, é claro, de incentivar o uso consciente do plano de saúde, a empresa criou uma equipe de saúde multidisciplinar composta de um médico, psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista que prestam atendimentos e dão orientações aos colaboradores.

 

Os resultados foram animadores. Graças ao Viva Melhor, houve uma redução de 40% nos custos com os planos de saúde, o índice de afastamento dos funcionários caiu pela metade, as cirurgias diminuíram em 27,5% e o grau de satisfação dos profissionais que, em 2002, correspondia a 8%, hoje chega a 87%. Esses últimos dados, referentes ao clima, foram constatados em uma pesquisa realizada anualmente na empresa.

 

Segundo Eliane Aere: “Em uma organização do porte da Ticket, por exemplo, o que vai se tornar o diferencial não será o salário que pagamos aos profissionais, pois se eles não estiverem satisfeitos com o contexto geral, poderemos perder talentos. Há casos de colaboradores que receberam propostas melhores e não saíram da companhia. São as nossas atitudes em relação às pessoas que fazem a diferença”.

 

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