Dias antes da final, a Copa do Mundo FIFA 2014 jĆ” tem sua campeĆ£: a adidas, que fez barba,
cabelo e bigode em cima da grande rival Nike. No mundo dos negĆ³cios, esse Ć© o verdadeiro
campeonato ā o das marcas esportivas. Vamos ver o que podemos aprender com cada uma
delas.
Nike ā Tamanho nĆ£o Ć© documento. A Nike Ć© a maior em seleƧƵes e atletas: 10 seleƧƵes, Cristiano Ronaldo, Rooney, Neymar Jr. Cristiano Ronaldo foi embora humilhado, o Brasil sofreu uma hecatombe, Rooney nem apareceu. A Ćŗnica estrela da Nike que pode brilhar na final Ć© Miroslav Klose. Assim, nĆ£o hĆ” correlaĆ§Ć£o direta entre o que vocĆŖ gasta e os resultados que vocĆŖ obtĆ©m, seja em uma campanha de vendas, seja no lanƧamento de um produto. A marca do ājust do itā estĆ” relevada para a disputa do terceiro lugar.
Adidas ā Invista nos lugares certos. Com Lionel Messi e 9 seleƧƵes usando as trĆŖs listras, a adidas domina completamente a final, e pode ver o seu embaixador da marca (Messi) ser o grande nome da final. A adidas, assim, mostra que a fase de preparaĆ§Ć£o e planejamento pode fazer vocĆŖ economizar e lucrar mais Ć frente.
Puma ā Deixe o passado para lĆ”. Oito seleƧƵes e jogadores que usaram uma chuteira de cada cor. Na dĆ©cada de 1980, o futebol africano emocionou o mundo, com jogadas alegres e muitos gols. A Puma correu para colocar praticamente o continente inteiro sob seu contrato. Ainda hoje Ć© assim, mesmo com o futebol africano agora, nĆ£o surpreender a mais ninguĆ©m. Na sua empresa, vocĆŖ precisa se adaptar aos tempos, e buscar novas alternativas.
Lotto ā Escolha seu objetivo. A marca italiana forneceu uniformes para apenas uma seleĆ§Ć£o.
Com uma seleĆ§Ć£o sĆ³, ela nunca poderia fazer a final inteira, como a adidas, mas esse nĆ£o foi seu objetivo. Com a Costa Rica encantando o mundo, a Lotto nĆ£o conseguiu dar conta de tantos pedidos, lucrou mais do que esperava, e pode se considerar a grande campeĆ£ em exposiĆ§Ć£o da Copa. Ao contrĆ”rio de Nike e adidas, nĆ£o gastou rios de dinheiro e viu seu faturamento explodir. Agora Ć© encontrar maneiras de aproveitar o resultado nos prĆ³ximos meses.