A Campeã da Copa

A campeã da copa

Dias antes da final, a Copa do Mundo FIFA 2014 já tem sua campeã: a adidas, que fez barba,

cabelo e bigode em cima da grande rival Nike. No mundo dos negócios, esse é o verdadeiro

campeonato – o das marcas esportivas. Vamos ver o que podemos aprender com cada uma

delas.

Nike – Tamanho não é documento. A Nike é a maior em seleções e atletas: 10 seleções, Cristiano Ronaldo, Rooney, Neymar Jr. Cristiano Ronaldo foi embora humilhado, o Brasil sofreu uma hecatombe, Rooney nem apareceu. A única estrela da Nike que pode brilhar na final é Miroslav Klose. Assim, não há correlação direta entre o que você gasta e os resultados que você obtém, seja em uma campanha de vendas, seja no lançamento de um produto. A marca do “just do it” está relevada para a disputa do terceiro lugar.

Adidas – Invista nos lugares certos. Com Lionel Messi e 9 seleções usando as três listras, a adidas domina completamente a final, e pode ver o seu embaixador da marca (Messi) ser o grande nome da final. A adidas, assim, mostra que a fase de preparação e planejamento pode fazer você economizar e lucrar mais à frente.

Puma – Deixe o passado para lá. Oito seleções e jogadores que usaram uma chuteira de cada cor. Na década de 1980, o futebol africano emocionou o mundo, com jogadas alegres e muitos gols. A Puma correu para colocar praticamente o continente inteiro sob seu contrato. Ainda hoje é assim, mesmo com o futebol africano agora, não surpreender a mais ninguém. Na sua empresa, você precisa se adaptar aos tempos, e buscar novas alternativas.

Lotto – Escolha seu objetivo. A marca italiana forneceu uniformes para apenas uma seleção.

Com uma seleção só, ela nunca poderia fazer a final inteira, como a adidas, mas esse não foi seu objetivo. Com a Costa Rica encantando o mundo, a Lotto não conseguiu dar conta de tantos pedidos, lucrou mais do que esperava, e pode se considerar a grande campeã em exposição da Copa. Ao contrário de Nike e adidas, não gastou rios de dinheiro e viu seu faturamento explodir. Agora é encontrar maneiras de aproveitar o resultado nos próximos meses.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima