A capacidade de servir

O primeiro compromisso do profissional é com o outro e não com o salário que ganha. Certa vez eu visitava um hospital e vi um médico tratando mal uma criança. Quando tive oportunidade fui conversar com ele sobre o ocorrido, e ouvi a seguinte resposta: ?Roberto, o que você quer? Com o salário ridículo que eu recebo, isso é o máximo que posso dar.? É verdade que é ridículo o salário de um médico em um hospital público, como também é ridículo o que a maioria dos professores ganha nas escolas públicas. Contudo, um médico que maltrata seu paciente ou um professor que humilha o aluno não merecem sequer este salário.

O primeiro compromisso do profissional é com o outro e não com o salário que ganha. Ele precisa ter claro qual é a sua missão no planeta Terra. A motivação do bom profissional vem da consciência da sua importância para a vida das pessoas.

O bom professor dá uma boa aula não porque ganha bem, mas pela consciência da sua importância na formação do aluno que está cruzando o seu caminho. O cientista dentro do laboratório deve ter a consciência de como o seu trabalho pode criar uma vida melhor para pessoas que ele nunca vai conhecer pessoalmente. Você já imaginou a motivação que deve ter um soldado da Polícia Militar que ganha um salário ridículo e, que se despede da família dando um beijo nos filhos e sai para enfrentar os bandidos arriscando a própria vida?

Quando alguém realiza o seu trabalho com a consciência da sua importância, nem precisa receber o ?muito obrigado? da pessoa que ajudou, pois o seu sentido de servir é maior do que a sua ação.

Mauricio Vergani, um grande amigo meu, outro dia me disse algo muito lindo: ?Eu faço o meu trabalho o melhor que posso porque, na verdade, não estou preocupado em agradar o meu chefe, mas em servir a Deus?. É pouco provável que ele se sinta frustrado se alguém não agradecer seus esforços. Mas é certo que ele se sente muito mais feliz com seu trabalho do que a maioria das pessoas.

Se você ganha um salário pequeno, tenha certeza de que servindo ao próximo com competência você vai receber muitas recompensas e a melhor de todas é a certeza de estar cumprindo a sua missão. Como diz o jornalista Mário Rosa, quem trabalha bem nunca é egoísta; egoísta é quem não trabalha.

Cada vez mais para ter sucesso profissional, você tem, obrigatoriamente, de pensar no outro. Quando você pára de pensar no outro, a decadência se torna inevitável. O trabalho bem feito sempre passa pelo esforço de pensar no próximo!

Satisfazer as necessidades do outro ou ajudá-lo a realizar um sonho é o melhor caminho para o sucesso da sua própria carreira. Um profissional que realmente atingiu o sucesso foi aquele que soube ajudar alguém. Foi aquele que realizou a sua missão mais essencial: servir aos outros com a sua experiência, com o seu conhecimento, com as suas competências.

E quem não trabalha com entusiasmo, quem não sabe servir, certamente fracassará do ponto de vista financeiro. Pode até ganhar dinheiro, mas se sentirá sempre pobre. Pobre de espírito, pobre de alma, pobre de coração! Por incrível que pareça, o caminho para resolver a maioria dos problemas profissionais consiste em parar de olhar para si e olhar para o outro.

Por isso, se você é um dentista e, por ter poucos clientes, não consegue pagar as suas contas, a saída não está em beber para esquecer os problemas. Também não será uma solução ficar irritado e maltratar familiares e amigos. Quando estiver atendendo um cliente, pare de pensar em você e se interesse por ele. Pergunte a ele como está sua vida e o escute com generosidade. Dê mais tempo para os clientes. Faça com que esses clientes se sintam importantes para você. Eles descobrirão em você, além de um excelente dentista, uma pessoa especial. E você acabará descobrindo que esses poucos clientes vão indicá-lo aos parentes e amigos. Em breve, você não terá mais espaço na sua agenda para atender uma quantidade imensa de novos clientes.

Por isso tudo, quando estiver trabalhando, deixe de lado todas as preocupações com você, toda a necessidade de se sentir importante e principalmente todas as suas inseguranças. Esteja totalmente disponível para servir ao outro. Por incrível que possa parecer, esse é o melhor caminho para o sucesso.

(Olho para a matéria) Um profissional que realmente atingiu o sucesso foi aquele que soube ajudar alguém

Frase: ?Se você estiver dando o melhor de si, não terá tempo de se preocupar com o fracasso? ? Robert S. Hillyer

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima