A comunicação na qualidade do atendimento

Não é tarefa fácil atingir um bom grau de atendimento, principalmente quando se considera a importância de se comunicar qualitativamente. Em um restaurante, ao observar o bom funcionamento do atendimento ao consumidor, evidencia-se a qualidade através de alguns fatores como: a recepção e o encaminhamento à mesa, a abordagem de boas-vindas e a introdução de bebidas, a qualidade dos alimentos oferecidos, o acompanhamento ? à meia-distância para não incomodar, porém, sempre de prontidão ?, o fechamento da conta, as formas de pagamento e a despedida. Tudo é eficiente e agradável nessa seqüência planejada e, sobretudo bem aplicada. A satisfação do cliente atesta cada detalhe presente na rotina de quem se prepara e atende com profissionalismo. No entanto, falta um item fundamental nesse processo rigoroso da qualidade: a comunicação.

Embora a descontração nesses ambientes seja o pano de fundo para quem deseja comer e retornar aos seus afazeres cotidianos, seria bom se o usuário tomasse conhecimento sobre do treinamento que cada profissional recebe para gerar resultados de excelência. Pudesse, ainda, perceber o fluxo de comunicação que se instala, a cada desejo emitido a um garçom. Imediatamente, o pedido é retransmitido a um segundo que se encontra próximo do local e, na continuidade, a outros, até que se atenda, velozmente, e se crie uma atmosfera de felicidade; visto que o cliente demonstra êxtase pela rapidez demonstrada. A impressão criada nesse momento é marcante. A importância creditada pelo consumidor ao garçom causa um bem-estar capaz de elevar o moral até de quem anda cabisbaixo. Assemelha-se a uma magia que encanta e transforma.

A comunicação é feita de maneira sutil. Ninguém fala alto, pois todos sabem que a sua ferramenta de sucesso no atendimento é o hábito de se comunicar. Não é novidade, é marca registrada da performance de trabalho. Em tom suave e preciso, o recado segue em qualquer direção dentro do local, sem se perder durante o trajeto e atingindo com precisão o seu alvo. Ao contrário de tantas organizações despreparadas, que se servem do jogo de empurra quando os casos mal-sucedidos suscitam a queixa do cliente.

Não obstante, para conquistar esse aperfeiçoamento o exercício diário é crucial. Não é tarefa fácil atingir um bom grau de atendimento, principalmente quando a importância de se comunicar qualitativamente é considerada. A comunicação na qualidade do atendimento é um instrumento à mão, porque o seu exercício é norma objetivada igualmente pela liderança, que preza o valor dessa prática.

Os resultados são a prova evidente de que investir na comunicação competente, além de custar pouco, financeiramente, alcança grande satisfação quando um consumidor registra favoravelmente o que lhe foi proporcionado, além de atribuir uma alta consideração quando propaga cada detalhe a seus conhecidos. É o êxito em forma de reconhecimento e consolidação nas relações comerciais. É a marca registrada de quem vence quase em silêncio. Porém, causa um belo estrondo no mercado e internamente, na vida organizacional, cujos colaboradores também compartilham do sucesso a que fazem jus.

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