A cultura da cenoura

A cultura da cenoura ?A única coisa que separa as pessoas de sucesso das outras é a disposição para trabalhar muito, muito duro?
Helen Gurley Brown


DICAS DO MELHOR Veja algumas dicas extraídas do programa de incentivo da American Express, que ganhou o prêmio de melhor programa de reconhecimento e incentivo da norte-americana Incentive Marketing Association.

1. Comece com tudo ? Em 2006, a American Express começou o programa Max! com toda fanfarra a que tinha direito: site interno, cartazes, quiosques com material explicativo nas áreas de mais movimento de seus escritórios, distribuição de crachás, bótons especiais para lapela e, para que todos realmente se lembrassem do programa, chocolates da marca Max, refrigerantes e biscoitos gigantes. Com isso, não havia ninguém na empresa que não tivesse ouvido falar ou se contaminado com o plano de incentivo Max!.

2. Quatro níveis ? O Plano Max! conta com quatro níveis de premiação: no primeiro, os funcionários reconhecem quando alguém faz um trabalho bem-feito; no segundo, os gerentes premiam os membros de sua equipe direta; no terceiro, premia-se o alcance de objetivos da empresa ou do departamento, que não sejam diretamente ligados à performance, por exemplo: diminuir o absenteísmo, implantar um jeito mais atencioso de falar com os clientes, exigir ações de responsabilidade social/ecológica dos fornecedores e parceiros, etc. e, finalmente, um nível de premiações tradicionais sobre vendas.

3. Cartões ? Cada funcionário recebia um cartão de crédito (da American Express, lógico), que era carregado com os pontos que recebiam dos colegas e de seus gerentes. Cada ponto de reconhecimento valia um dólar. A cada ano, cada funcionário recebe 150 pontos e pode reconhecer seus colegas com qualquer valor entre 5 e 20 pontos.

4. Cupons ? Além dos pontos tradicionais, o programa dava aos gerentes cupons que podiam ser dados aos funcionários que fizessem algo especial. Esses cupons davam direito a almoços grátis no refeitório da empresa, horas de folga em determinado dia e até um ?vale-jeans?, que dava ao colaborador o direito de trabalhar com roupa casual por um dia.

A cultura da cenoura

Veja algumas dicas para valorizar seu pessoal e diminuir o turnover, retiradas do livro The Carrot Principle (O Princípio Cenoura, inédito no Brasil) de Adrian Gostick e Chester Elton.

  • Reconheça, a cada dia, bilhetes manuscritos, elogios ditos em alto e bom som e prêmios extras dados quando ninguém espera.
  • Quando os membros da sua equipe fizerem algo realmente extraordinário ou atingirem alguma meta especial, o reconhecimento de sempre não conta. Poderá ser feito um feedback mais pessoal, direto, da alta diretoria empresarial ? algo que mostre que vocês valorizam o esforço, que está na cultura da empresa reconhecer quem realmente faz.
  • Use os aniversários. Comemore os aniversários de cinco, sete, dez anos de empresa de seus funcionários. Essa é uma ótima oportunidade de relembrar conquistas e vitórias e inspirar vendedores novatos.
  • Celebre, faça a festa com seus funcionários. Quando fecharem aquela grande venda, gritem, abracem-se e comemorem. É uma bagunça boa que só ajuda no moral e no desejo de repetir a venda.

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