A cultura do crescimento

Saiba quais são os grandes motivos para sua empresa trabalhar o crescimento e os pontos que uma organização que cresce precisa exigir de seus líderes. Continuando a discussão da semana passada sobre DNA organizacional, quero analisar , hoje, um outro aspecto da cultura da empresa ? a cultura do crescimento. Ram Charan e Noel Tichy defendem no livro Crescimento & Lucro que o crescimento faz parte até mesmo da nossa felicidade. Para eles, existem cinco grandes motivos para sua empresa colocar “crescimento” também no DNA:

  1. Não existem negócios “maduros”.
  2. Nem todo crescimento é bom.
  3. A mentalidade do crescimento vem da liderança.
  4. Crescimento balanceado é o segredo do sucesso.
  5. Crescer é menos arriscado do que não crescer.

Crescer e melhorar têm um grande fator motivacional. Lançar produtos ou serviços de sucesso, ser bem recebido e elogiado por clientes, ganhar dinheiro, tudo isso vem do crescimento. Uma empresa que cresce começa a atrair mais pessoas de talento. O que realmente motiva as pessoas são os desafios e as grandes oportunidades. Quando a liderança de uma empresa coloca isso no DNA, ela se transforma, ganha vida, energia e entusiasmo. Em The Leadership Engine, Noel Tichy estabeleceu os quatro pontos que uma empresa que cresce precisa exigir de seus líderes:

  1. Idéias ? Conceitos claros e conhecimento sobre o que é necessário para vencer no mercado e como a empresa deveria operar.
  2. Valores ? Valores dão suporte às idéias. Devem ser entendidos, respeitados e vividos por todos na empresa.
  3. Energia emocional ? Para crescer você precisa de muito entusiasmo e motivação. A energia motivacional do líder “carrega” as baterias de energia motivacional do resto da equipe.
  4. Habilidade ? Um líder precisa encarar a realidade, tomar decisões difíceis nem sempre populares e fazer o que é melhor para a empresa e seus clientes.

O texto completo sobre cultura do crescimento é exclusivo para os assinantes do Gestão em Vendas. Se você ainda não tem a assinatura, poderá fazê-la através do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, já na próxima semana, as edições completas.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima