A difĂ­cil arte de escutar

Escutar ou ouvir? É uma boa maneira de começarmos a entender essa arte tão importante do ser humano. Escutar ou ouvir? É uma boa maneira de começarmos a entender essa arte tão importante do ser humano. Ouvir está ligado aos ouvidos, a capacidade de pôr os ouvidos para funcionar. O surdo não ouve. Ouvir é a capacidade de perceber sons. Já escutar requer algo maior, é a arte de sentir, interpretar, entender o que você ouviu.

Quantas vezes você já não viu a frase: ?Eu te disse isso várias vezes, mas você não escuta?? O que ela quer dizer? Ela diz que você ouve, mas que as idéias não entram em sua mente. Quantas vezes estamos discutindo com uma pessoa e, quando ela expõe seu ponto de vista, nas primeiras palavras já percebemos ou imaginamos o que vai dizer e começamos a preparar nossa resposta? Nessa situação, não estamos escutando para entender, mas sim para responder.

Enquanto estivermos armados, nunca escutaremos. Escutaremos apenas o que queremos, o que demonstra nossa insegurança e fragilidade de ver sob o ponto de vista de outra pessoa. Por que deveríamos, então, escutar as pessoas? Primeiro porque todas as pessoas adoram ser escutadas e, segundo, porque sempre aprendemos alguma coisa.

Agora precisamos entender quais são os níveis de escutar que devemos aprender a trabalhar em nossas vidas. O primeiro nível é ignorar. Nós precisamos aprender que, em determinados momentos, precisamos ignorar o que estamos escutando. Até pelo nosso bem-estar. Algumas coisas são ofensivas e descartáveis para serem escutadas.

Outro nível é escutar seletivamente, ou seja, ter a capacidade de extrair apenas as informações mais importantes que a outra pessoa coloca. O nível seguinte é escutar atenta e empaticamente. Esse nível requer uma capacidade de entrar no mundo do outro e compreender sob o ponto de vista dele.

Qual é o grande desafio, para quem quer adquirir a habilidade no ato de escutar: saber usar o nível certo na hora certa. Pois algumas pessoas ignoram quando precisariam ser empáticas, são seletivas quando precisariam fingir, e assim acontecem as distorções sucessivamente.

O nível mais difícil e importante para o exercício de aprendizagem, liderança e habilidades interpessoais é o atenta e empaticamente. Por quê? Simplesmente porque esse nível requer que, quando escutar, você esqueça o que pensa, abra mão de julgamentos, tenha capacidade de entrar no mundo do outro e interaja com total interesse.

Escutar não é uma tarefa fácil, muitos pensam que escutam e, na verdade, pouco escutam. Se você se interessa em desenvolver essa difícil e importante arte, digo o primeiro passo: quando estiver com as pessoas, pare por alguns momentos e observe-as, perceba o que estão dizendo ?por trás? das palavras, perceba suas expressões, corpo, postura e mãos. Esqueça de você e do que pensa nesse momento. E para avançar, seja curioso, faça perguntas que nunca fez antes e que revelem coisas novas sobre as pessoas.

Dessa forma, você descobrirá muitas coisas que não percebia antes. Escutar é receber. Se você sabe escutar, sabe receber sabedoria e informação. Quem tem sabedoria e informação, normalmente, sabe o que falar. Portanto, a boa escuta precede a boa comunicação e é uma arte básica para os dias de hoje.

ConteĂşdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima