A empresa líder do futuro

Se a concorrência e seus clientes já estão no novo mercado, a sua única saída para se manter vivo nessa revolução é capacitar e profissionalizar seus colaboradores. Até poucos anos atrás, o mundo era muito previsível. Os negócios tinham uma única maneira de serem administrados e conduzidos, o sucesso era resultado de muito esforço, garra e determinação.

Hoje o mercado tem a inconstância de uma maré. As empresas e os profissionais são desafiados a surfarem a cada segundo em novas ondas, e não basta apenas se equilibrar, tem de chegar à terra prometida e ainda vislumbrar novos horizontes. Acomodação e estabilidade são sinais de fracasso e derrota. Chegar ao porto seguro não é opção, mas obrigação.

Para sobreviver nesse novo mercado que surge diariamente é preciso ser como os surfistas que não aprenderão jamais a surfar no mar calmo. Portanto, para ser gestor neste novo mercado é preciso ousar, criar, inovar, compartilhar e estar aberto para mudanças, pois elas acontecerão sempre, e de forma diferente a cada novo dia, independente da sua vontade.

Não poderemos esperar o mercado se acalmar, pois assim não conseguiremos enxergar as oportunidades que só as crises nos mostram. E tem mais uma coisa: temos de aprender a conviver com a pressão, pois essa será companheira inseparável do novo mercado.

Antecipar-se às mudanças é saber inovar. Antecipar-se à necessidade e vontade dos clientes é saber se adaptar. O mercado, mais do que nunca, pede agilidade, criatividade, ousadia e expertise na hora de decidir e administrar negócios.

É preciso estar conectado aos acontecimentos que movem o novo mercado. É preciso estar preparado para não ser surpreendido pelos concorrentes, e principalmente, é preciso tomar cuidado para não ser cobrado pelo cliente.

A rede mundial é uma das grandes e fáceis formas de se manter conectado com as tendências do novo mercado, e claro, de se relacionar com empresas e pessoas que formam e determinam o rumo dos seus negócios. É claro que precisamos selecionar as informações que recebemos, pois elas devem servir como ferramentas para nos auxiliar nas relações com nossos clientes.

É preciso cativar pela qualidade de seus serviços de uma forma geral, tem de ter uma concepção diferenciada, atraente, envolvente e extremamente objetiva, pois a comunicação e o entendimento com o mercado são princípios básicos para os novos tempos. As estratégias para se colocar no mercado precisam levar resultados rápidos, duradouros e de forma concreta para todos aqueles que as aplicam.

Para aqueles que resistem a enfrentar o novo mercado, cuidado. Seus clientes e concorrentes já estão no novo mercado. Saber que o mundo moderno invade sua casa e sua empresa impõe regras, faz exigências e ainda condiciona você a viver referenciando-o como parâmetro para suas decisões, não é nenhuma novidade que você já não tenha conhecimento. O que você precisa saber e não pode de forma alguma ignorar, é que esse mesmo mercado também já bateu e entrou na porta das casas e empresas concorrentes, e o que é pior ou melhor, também já chegou aos seus clientes e eles já estão se adaptando.

Sabemos que a cada dia, independente do segmento, o mercado se torna mais competitivo e exigente e que para se administrar de forma correta, que dê condições não só da manutenção dos recursos antes desenvolvidos por você, mas para uma evolução deles de forma a possibilitar o crescimento do seu negócio e da sua empresa, você tem de saber investir e principalmente, onde investir.

Hoje, mais do que nunca, temos de desenvolver a habilidade de saber trabalhar o equilíbrio entre razão e emoção, recursos objetivos (tecnologia) e subjetivos (ser humano). Na era da inteligência emocional, trabalhar de forma harmonizada é requisito indispensável para o profissional e para a sobrevivência no novo mercado.

Se a concorrência e seus clientes já estão no novo mercado, a sua única saída para se manter vivo nessa revolução é capacitar, profissionalizar seus colaboradores, transformando-os em parceiros comprometidos e dispostos a superar todas as limitações, atingindo as metas e objetivos da empresa.

Portanto, tome cuidado se a sua empresa ainda não está no novo mercado, pois ele não possibilita uma segunda chance e muito menos outra oportunidade.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima