A energia do primeiro dia

Conserve seu ânimo e conquiste o sucesso pessoal e profissional

Você ainda lembra do seu primeiro dia no emprego atual? E das aulas iniciais da academia ou do curso de idiomas? A sua memória pode não ter grandes detalhes, mas você, com certeza, lembra de sua empolgação.

Você dava tudo de si, se esforçava para deslanchar no emprego, na academia ou no curso. E, após alguns dias, como estava o seu ânimo? Provavelmente, diminuiu. Isso acontece porque é comum dedicarmos mais energia quando iniciamos algo e, com o passar do tempo, ele diminui. Cesar Romão chama isso de energia do primeiro dia.

O autor explica no livro Superdicas para motivar sua vida e vencer os desafios o prejuízo de não conservar a energia do primeiro dia: “As pessoas deixam de exercer sua profissão com energia, deixam de conviver com a pessoa com quem estão se relacionando com a energia do primeiro dia e logo percebem que as coisas estão longe de acontecer como esperavam”.

Conserve seu ânimo

É importante que as pessoas se esforcem para dar continuidade à empolgação inicial e continuem dando o máximo de si. Agir assim é fundamental para o bem-estar e o sucesso profissional.

Cesar aconselha que você relembre diariamente de como era no início: “Lembre-se a todo o momento da alegria de suas primeiras conquistas, da energia do primeiro dia, aquela de quando você venceu alguma dificuldade. Ela não deve ficar no passado, mas em seu coração a todo instante”.

O autor vai além e explica que, ao relembrar o ânimo inicial, as pessoas conseguem enxergar a vida por ângulos diferentes, percebendo que nem sempre as adversidades são tão grandes, nós é que precisamos encará-las de forma diferente. “Quando olhar a vida que leva hoje usando a energia do primeiro dia, você verá somente a parte positiva de suas atividades. Eis a maneira de usufruir suas conquistar e de fazer delas instrumentos impulsionadores de sua felicidade” , finaliza.

Priorize para manter o ânimo

Para manter a energia do primeiro dia, é importante definir prioridades em sua vida. Determine o que é fundamental e mantenha aceso o seu ânimo.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima