A EssĂȘncia Competitiva do Vendedor ? Parte 2

SĂł vai haver fidelização de Clientes se o seu vendedor for muito bom. Mas o que ele tem que fazer para ser muito bom? Posso falar diretamente com ele? EntĂŁo lĂĄ vou eu. A consciĂȘncia de que o vendedor Ă© a peça mais importante da loja Ă© total. SĂł vai haver fidelização de Clientes se o seu vendedor for muito bom. Mas o que ele tem que fazer para ser muito bom? Posso falar diretamente com ele? EntĂŁo lĂĄ vou eu.

Produto certo

NĂŁo deixar faltar o que o Cliente procura e nĂŁo deixar sobrar o que o Cliente rejeita Ă© o passo nĂșmero um. Vendedor que Ă© vendedor briga pela coisa mais importante que o Cliente espera encontrar o que procura na loja. O vendedor se torna entĂŁo a melhor fonte de pesquisa do dono sobre produtos que o Cliente procurou e nĂŁo encontrou e o melhor auditor de produtos que nĂŁo giram. Isso Ă© papel do vendedor? Sim, e como. NinguĂ©m pode ajudar mais nisso do que ele. Claro que na loja o estoquista pode ajudar e muito, em tudo o que vende. Mas sĂł o vendedor tem contato com o Cliente e sabe tudo o que ele poderia ou gostaria de comprar.

Organização de primeiro mundo

Organizar produtos para que o Cliente encontre tudo rapidamente e fique com muita vontade de comprar Ă© o passo nĂșmero dois. O Cliente se impressiona com lugares bem arrumados, bem iluminados e bem sinalizados. E, principalmente, nĂŁo tem mais tempo de ficar procurando coisas e dando voltas para achar o que quer. EntĂŁo organizar Ă© tudo. A lĂłgica da arrumação jĂĄ teve vĂĄrios nomes: visual merchandising, visual presentation, vitrinismo, mas no fundo no fundo Ă© deixar a loja com a cara que o Cliente gosta de vĂȘ-la.

AĂ­ ele encontra rapidamente, fica com vontade de pegar e jĂĄ vai logo levando.

Atender do jeito que o Cliente gosta

Passados os dois primeiros passos, onde o Cliente ainda nĂŁo percebeu a presença do vendedor, ele aparece. Cordial, gentil, humilde e prestador de serviço. Mas principalmente querendo entender como o Cliente gosta de ser atendido. A coisa mais importante que o vendedor deveria querer saber do Cliente Ă© essa. NĂŁo somente o que ele quer, mas como ele gostaria de ser atendido. Coisa de quem gosta de gente e de quem nĂŁo se preocupa em empurrar produtos goela abaixo do Cliente como se ele fosse o Ășltimo da face da terra. Na verdade o Ăąnimo do vendedor deveria ser o mesmo de quando ele atende o primeiro Cliente. E ele sempre querer deixar o Cliente com vontade de comprar.

HistĂłrias que emocionam

Quarto passo. O que falar sobre os produtos? Contar histĂłrias verdadeiras e emocionantes sobre cada produto. Comemore cada produto que o Cliente quiser ver. Saiba de tudo o que o Cliente precisa do produto e ofereça o produto que possa mais interessĂĄ-lo. Ou os que mais possam interessĂĄ-lo. Descreva os benefĂ­cios. Fale das vantagens competitivas do produto. NĂŁo sĂł fale, comunique. Demonstre. Jamais se canse, jamais desista, jamais minta, jamais largue o Cliente que nĂŁo vai comprar sozinho. Se vocĂȘ fizer isso ele vai deixĂĄ-lo sozinho pelo resto da vida.

Acompanhe seu Cliente

Feita a compra, acompanhe o seu Cliente atĂ© a porta e a vida toda, tenha ele comprado ou nĂŁo. Esse Ă© o Ășltimo passo. Quem nĂŁo tem vocação para guardar nomes e fisionomias nĂŁo poderia trabalhar em Varejo. O Cliente ama quem se lembra dele. Bom vendedor guarda o nĂșmero do Cliente, o nome da esposa, o apelido do marido, o ponto do filĂ©, açĂșcar ou adoçante no cafĂ©. Sem perguntar duas vezes. E se lembra dele no dia do aniversĂĄrio, no da esposa e dos filhos.

Pronto. A nova era de vendas Ă© que vendas jĂĄ era. Quem souber trabalhar assim tem longa vida. Quem achar que ser vendedor Ă© bico ou coisa de qualquer um tem vida curta em Varejo. A essĂȘncia competitiva do vendedor vai levĂĄ-lo ao ponto mais alto do sucesso no Varejo: o Cliente vai virar seu fĂŁ. E fĂŁ nĂŁo sĂł compra disco do seu Ă­dolo, mas o recomenda e monta fĂŁ-clube. Tenha o seu…

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