A experiência de compra

Hoje vou falar sobre o resultado de duas pesquisas com informações importantes sobre a Internet. A experiência de compra.

Ao mesmo tempo que temos mais e mais pessoas navegando por mais tempo pela rede, a experiência de compra continua sendo um grande empecilho para quem quer consumir na rede e os varejistas on-line não estão satisfeitos com isso.

De acordo com uma pesquisa da ForeSee Results, 368 executivos de negócios on-line deram-se notas muita mais baixas do que as de seus próprios consumidores. Mas a pesquisa traz também boas notícias, a média aumentou: ficou, neste ano, em 63, contra 58, de 2002 (em uma escala de 0 a 100).

A experiência de compra é muito discutida na web, mas ainda está longe do ideal. Para você que deve estar se perguntando o que é o ideal em experiência de compra, eu peço para que você o seguinte teste:
Lembre-se da loja que mais gosta de fazer suas compras e perceba:

  • O que ela tem que mais o agrada como um todo?
  • O atendimento?
  • A decoração?
  • O cheiro?
  • A disposição dos produtos?
  • A variedade?
  • Um vendedor que conhece seus gostos?

Então esse é o futuro, retirando as limitações da Internet, temos de fazer o possível para criar novos estímulos para o consumidor. Desenvolver ou compensar esses estímulos é o desafio a ser atingido pelas lojas na Internet para conquistar mais e mais consumidores ávidos por motivos para comprar.

Os números do Ibope falam por si

Não me canso de falar nessa e-zine que a Internet é um grande sucesso e os números revelados pelo Ibope demonstram que mesmo em um ano de grande recessão como 2003 está sendo até o momento, a Internet continua sendo um bom negócio e um dos poucos mercados que cresceram no Brasil. O público jovem continua cada vez mais encontrando na Internet seu canal de comunicação. Confira!

O número de usuários ativos residenciais da Internet brasileira cresceu 6,2% no primeiro semestre de 2003 e atingiu 7,922 milhões de pessoas no mês passado, revelou a pesquisa de junho do Ibope e Ratings. O tempo médio de navegação em junho recuou e ficou em 10 horas e 47 minutos, atrás das 11 horas e 26 minutos de maio e das 11 horas e 9 minutos do início do ano. Porém, mesmo diante de uma menor expansão na utilização da web, o diretor do Ibope e Ratings destaca que duas faixas etárias continuaram apresentando um desempenho fortemente positivo: os jovens entre 12 e 17 anos (que atingiram 13 horas e 20 minutos) e o dos jovens adultos entre 25 e 34 anos, que são os líderes em navegação com 13 horas e 47 minutos.

Como podemos ver, o cliente está navegando na rede, agora é só acertar o foco.

Envie suas dicas de assuntos para serem abordados, críticas e sugestões.

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